Violência contra o idoso é tema de reunião com a segurança pública

Categoria: Cidadania, Subs Idosos | Publicado: sexta-feira, agosto 27, 2021 as 16:02 | Voltar

A violência contra a pessoa idosa no Mato Grosso do Sul, foi tema de reunião entre a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, vinculada à Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMI) de Campo Grande. Na pauta da reunião a transversalização e implementação de políticas públicas na área da segurança com espaços de atendimento voltados para as pessoas idosas.

De acordo com o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, “é necessário garantir os direitos da pessoa idosa, por meio do fortalecimento e efetivação de ações em conjunto, unindo as instituições. ”

Uma das maiores formas de violação dos direitos humanos é a violência contra a pessoa idosa, atingindo o direito à vida, à saúde e à integridade física. “Toda a pessoa tem direito a viver sem violência, e a pessoa idosa deve ter o direito de envelhecer com dignidade garantido. E garantir um envelhecimento saudável é um compromisso da nossa Subsecretária”, explica Gabino Lino, Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

Já a presidente do CMI, Maria Aparecida Nogueira Abdalla Barbosa, pontuou que, “a delegacia especializada ou um local especifico para acolhimento da pessoa idosa, vem para contribuir no atendimento a essas demandas, tendo em vista que o período pandêmico, aumentou os casos de violência.”

Representando a Sejusp, o Secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, Coronel PM Ary Carlos Barbosa, ressaltou que, “essa pauta afeta a todos nós, não somente a polícia, mas todos os órgãos em prestar um atendimento humanizado para o idoso. E respeitando as especificidades vamos analisar a solicitação e a possibilidade da criação de um local para atendimento a esse idoso”, conclui.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.