Titular da SECIC participou do lançamento da Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Categoria: Sem categoria | Publicado: terça-feira, outubro 19, 2021 as 17:46 | Voltar

Live de lançamento contou com a participação de autoridades, apresentação do vídeo conceito da campanha e lançamento de cartilha educativa sobre o tema

Lançada pelo Governador Reinaldo Azambuja nesta terça-feira (19), no auditório da Governadoria, a Campanha Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é uma iniciativa educativa do Governo do Estado em parceria com Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assomasul, que chama atenção para gravidade da situação em Mato Grosso do Sul.

Para explicar a relevância da campanha, o chefe do executivo salientou que a atenção aos sinais é fundamental. “Setenta por cento dos casos de abuso contra crianças e adolescentes ocorrem dentro das casas que elas moram e 85% são praticados por parentes ou pessoas muito próximas. É algo extremamente preocupante. Então, é importante o engajamento de toda a sociedade para denunciar através do Disque 100 e a especialização das nossas polícias para punir esse agressor. Quando você faz uma campanha, você faz o chamamento da sociedade porque não basta só o Governo trabalhar essas ações. Precisamos de uma conscientização de toda a sociedade”, reforçou o Governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos somente em 2021, entre 1º de janeiro e 12 de maio, o Disque 100 registrou mais de 6 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Além disso, o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) aponta que até o mês de setembro de 2021 foram relatadas 288.467 violações de direitos de todos os tipos ligadas a esse público (crianças e adolescentes), através de 75.575 denúncias. Desse total, 4.915 violações foram registradas em Mato Grosso do Sul.

O município de Três Lagoas apresenta dados altamente preocupantes. De acordo com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), de janeiro a setembro de 2021 essa triste realidade foi vivenciada por 68 crianças e adolescentes, que foram vítimas de exploração e violência sexual.

“Estamos falando de uma campanha de suma importância. Sabemos que a pandemia agravou fatores como a fome, o desemprego e a violência, especialmente contra mulheres, crianças e adolescentes. Esses dados alarmantes nos confrontam e o Governo do Estado mais uma vez está de parabéns por lançar uma campanha de tamanha relevância, que conclama toda sociedade a enfrentar essa ação criminosa que é a violência sexual contra crianças e adolescentes”, ressaltou o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

A Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, também participou do lançamento e foi mediadora da mesa de debates sobre o tema com representantes do executivo, legislativo e judiciário.

CARTILHA DA CAMPANHA - Além do vídeo conceito, para endossar as ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul, uma cartilha educativa foi desenvolvida como material de apoio, com informações completas sobre o tema.

A cartilha foi elaborada pelo Deputado Estadual Herculano Borges, Viviane Vaz (Coordenadora do Projeto Nova), Dra. Débora Maria de Souza Paulino (Defensora Pública, Coordenadora do NUDECA - Núcleo da Infância e Juventude) e Luciana Azambuja Roca (Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Mato Grosso do Sul), com revisão de conteúdo de Lidiane Kasiorowski Borges (SPPM/MS) e revisão de texto, diagramação e formatação da jornalista Jaqueline Hahn Tente.

Acesse e compartilhe!

Confira mais detalhes sobre o lançamento da campanha aqui

Publicado por: Jean Ocampos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.