SusbRacial mobiliza municípios para aderirem ao Sinapir

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: terça-feira, maio 3, 2022 as 17:45 | Voltar

O Governo do Estado por meio da Subsecretaria Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) e Conselho Municipal dos Direitos do Negro realizou nesta terça-feira (03), reunião online com representantes dos municípios do interior para apresentar o Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir).

Na ocasião a coordenadora-geral de Monitoramento da SNPIR, Mariléia Silva de Paula, apresentou o sistema e tirou dúvidas dos gestores municipais. Até o momento os municípios de Bataguassu, Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Paranaíba, Pedro Gomes e Nova Andradina já aderiram ao Sinapir o que representa benefícios práticos para a população, entre eles a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Também possibilita concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que disponibilizam recursos e materiais para a devida efetivação de políticas públicas. Os entes ainda podem ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) ligados às universidades estaduais ou federais, apresentando projetos que podem receber recursos financeiros.

“Essa reunião buscou sensibilizar e mobilizar os municípios para a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que é um conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, por meio da atuação conjunta da União, estados e municípios. É fundamental que os gestores municipais conheçam o sistema e a sua importância para a efetivação das políticas públicas em prol da igualdade étnico-racial, proteção de direitos, com ênfase nas populações quilombolas, ciganas e negra”, explica a Subsecretária de Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.