Sul-mato-grossenses revelam suas inspirações na luta racial

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: sexta-feira, novembro 4, 2022 as 17:25 | Voltar

Representatividade importa. E muito! Se hoje vemos pessoas negras conquistando e ocupando espaços, foi porque tantos outros que vieram antes lutaram e inspiraram com suas histórias quem hoje vemos em tantos lugares.

Neste ano de 2022, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, traz para a população sul-mato-grossenses, uma Campanha Novembro Negro, que destaca as referências de pessoas que são inspirações na vida e na carreira, intitulada “Mês da Consciência Negra. Quem é a sua referência? #MAISRESPEITOEMENOSPRECONCEITO”.

“Essa ação vem para somar com o objetivo da campanha que é de destacar as lutas históricas da população negra e evidenciar a importância da política pública de promoção da igualdade racial no Estado para o enfrentamento do racismo e para a ampliação e efetivação dos direitos e da cidadania em consonância com as legislações vigentes. Além de ser mais uma forma de mostrarmos para os nossos jovens negros que é importante que eles conheçam a história real do Brasil, do nosso Estado, porque um dia eles serão os ídolos de amanhã”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.

A campanha Novembro Negro é realizada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

A programação da Campanha Novembro Negra está disponível no site www.secic.ms.gov.br. Já as peças da ação “Mês da Consciência Negra. Quem é a sua referência? #MAISRESPEITOEMENOSPRECONCEITO”, serão postadas na rede social @subracialms

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.