SubsPCD apresenta projeto MS Acessível para Governo Federal

Categoria: Cidadania, Subs Pessoa com Deficiência | Publicado: sexta-feira, fevereiro 18, 2022 as 17:53 | Voltar

A titular da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com deficiência, vinculada à Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), Telma Nantes de Matos, participou de reunião online, com a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Brasil, Damares Alves.

A reunião teve o objetivo solicitar o apoio e parceria da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a fim de realizar políticas públicas para pessoas com deficiência no Mato Grosso do Sul. Além de promover o fortalecimento das ações, programas e projetos que beneficiam pessoas com deficiência no Estado.

Na ocasião foi discutida a articulação e a implementação de políticas no âmbito, nacional, estadual e municipal. Além disso, a ministra Damares e o secretário Cláudio Panoeiro foram convidados para visitar o Estado e participar do lançamento do programa MS Acessível.

No MS Acessível a Subsecretaria de Políticas Públicas para pessoas com deficiência, irá promover encontros regionais, a fim de conscientizar a respeito do direito das PcD e a efetivação das políticas públicas, dialogando com os poderes legislativo, executivo e judiciário.

A Subsecretária, propôs que a Secretaria Nacional realize um encontro com a presença dos gestores e secretários estaduais com o objetivo de promover um diálogo sobre a construção de um Pacto nacional e criação de diretrizes para a efetivação das políticas públicas para PcDs, dos estados e municípios da federação.

Para a subsecretária Telma Nantes, a construção de diretrizes que promovam a garantia de direitos às pessoas com deficiência no Estado, é compromisso do Governador do Estado, e das entidades públicas de maneira geral. “A realização de ações e o fortalecimento da efetivação das políticas públicas para as Pessoas com Deficiência do MS é um grande desafio que merece e precisa do apoio dos gestores do estado, municípios, legislativo, judiciário, organizações da sociedade civil, da sociedade e das pessoas com deficiência do MS. Sigamos na construção de um MS acessível para todas as pessoas.”

A reunião contou também com a presença do Secretário Especial de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos, Pedro Chaves e os seus respectivos assessores.

Texto: Maria Isabel Manvailer - estagiária com supervisão de Jaqueline Hahn Tente - Secic