Subsecretário se reúne com lideranças indígenas da Aldeia Jaguapiru

Categoria: Cidadania, Subs Indígena | Publicado: sexta-feira, outubro 29, 2021 as 16:39 | Voltar

O Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza, reuniu-se em Dourados com lideranças indígenas da Aldeia Jaguapiru. Na pauta do encontro a apresentação da Subsecretaria, questões de infraestrutura, saneamento, educação e saúde da comunidade.

Esse foi o primeiro evento do Subsecretário desde que assumiu a pasta em setembro deste mês. Na ocasião ele destacou os desafios e a importância do diálogo com todos os povos indígenas que vivem no Mato Grosso do Sul.

“Sabemos que temos um grande desafio na nossa gestão, pois estamos em um Estado que possui a segunda maior população indígena do país, perdendo apenas para o Estado do Amazonas, nós temos aqui hoje mais de 80 mil indígenas, são mais de 30 municípios que tem terras indígenas e são 8 etnias, cada qual com sua especificidade. O estado é grande e eu tenho um grande desafio pela frente, mas também a oportunidade de poder fazer a diferença dialogando com as lideranças, com os movimentos indígenas, ouvindo quais são os seus principais anseios e principais necessidades, e assim a Subsecretaria poder fazer essa mediação, conversando com os demais órgãos da estrutura do estado e dos municípios. Para que assim possamos pensa ações e projetos estruturantes, além das ações emergenciais”, finaliza.

 "Para nós é um diálogo mais direto com o Estado", Leomar Mariano Silva. 

De acordo com o diretor da Coordenadoria Indígena do município de Dourados, Leomar Mariano Silva, essa primeira reunião já é uma reposta do Governo para as questões da Jaguapiru. “Para nós é um diálogo mais direto com o Estado, aqui podemos apresentar as nossas problemáticas mais facilmente para o Estado, e assim também ter as respostas, e essa ação de enfrentamento a violência contra mulheres e meninas que foi realizada aqui já é uma resposta para a nossa falta de segurança, e a gente tem aqui vários representantes da segurança, das secretarias do Estado. ”

Ivan da Silva, morador da Aldeia e que trabalha junto com o capitão da Jaguapiru, “é um bom trabalho porque a gente precisa discutir questão de segurança, água e outros problemas. E é bom ter essas pessoas do Estado aqui dentro, porque para nós faz falta”.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Andar P, no centro de Campo Grande. O telefone para contato é (67) 3316-9165.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.