Subsecretaria Indígena conta com representação dos povos Conesul e Pantanal

Categoria: Cidadania, Subs Indígena, Sem categoria | Publicado: terça-feira, janeiro 4, 2022 as 20:08 | Voltar

Como marco histórico no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena recebeu nesta terça-feira (04), a visita dos quatro novos técnicos que trabalharão representando os povos indígenas do Conesul e Pantanal.

Os novos integrantes da pasta foram recebidos pelo Secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), Eduardo Romero, que destacou a importância das contratações na efetivação das políticas públicas, especialmente nas duas principais regiões de concentração de comunidades indígenas do Estado.

“Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país. São 8 etnias com as suas particularidades e a política pública só pode realmente acontecer se ela estiver em sintonia com essas comunidades e populações que tanto precisam dos serviços públicos. O que o Governo faz neste momento é descentralizar as tomadas de decisões e aumentar a sua escuta junto a sociedade sul-mato-grossense”, explica o Secretário-adjunto.

Presente também no encontro, o Subsecretário de Políticas Públicas para População Indígena, Fernando Souza, apresentou a estrutura da Subsecretaria, planejamentos e ações previstas para 2022 e destacou práticas de cidadania no fomento e inclusão das comunidades no âmbito da efetivação das políticas públicas.

“Com a chegada dos novos servidores estaremos mais presentes junto as comunidades, lideranças e movimento indígena dando ouvidos as suas demandas na medida do possível. Enquanto Governo do Estado, articularemos ações junto aos entes federais, municípios e demais Secretarias, a fim de trazer melhorias para as comunidades como um todo”, explica o Subsecretário.

Célio Fialho, um dos novos integrantes da pasta, acredita ser uma grande oportunidade de apresentar às comunidades ações vigentes por parte do Governo do Estado e as que ainda estão por vir neste ano de 2022.

“Esta reunião de hoje foi extremamente produtiva. Já estamos pensando em ações para evidenciar o que já foi feito e, fico muito grato principalmente por esta abertura que o Governo do Estado tem dado às comunidades”, destaca o Cacique.

Dentre os novos servidores estão: Valdineis Ribeiro Ramires da Aldeia Jaguapiru, Heliton de Oliveira Cavanha da Aldeia Jaguapiru, Cairo Leidiniz de Souza da Aldeia Bororo e Célio Francelino Fialho da Aldeia Bananal.

O encontro também contou com a presença de Élcio Terena, Assessor da Secretaria de Governo (Segov), Flávio Brito, representando a Secretária de Estado de Saúde (SES) e familiares dos novos servidores.

 

Foto e Texto: Luan Saraiva

Publicado por: Jean Ocampos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.