Subsecretária incentiva participação de mulheres no concurso da Polícia Civil

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: terça-feira, outubro 26, 2021 as 18:10 | Voltar

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do Estado (DOE), os editais de abertura dos Concursos Públicos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O certame é para o provimento de 236 vagas, sendo 42 para Perito Papiloscopista, 36 para Agente de Polícia Científica, 75 para Perito Oficial Forense (Perito Criminal), 53 para Perito Oficial Forense (Perito Médico-Legista) e 30 para Delegado de Polícia.

A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, ressalta que, “a cada dia as mulheres vencem desafios e conquistam espaços em áreas antes consideradas exclusivamente masculinas. Os editais publicados hoje, representam a possibilidade de mais mulheres ingressarem na segurança pública com uma visão de perspectiva de gênero e de direitos humanos.”

Vale ressaltar que o artigo 10 Lei Maria da Penha, assegura que é direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores - preferencialmente do sexo feminino - previamente capacitados.

“Para que possamos oferecer esse atendimento preferencialmente com profissionais do sexo feminino, é importante que as mulheres participem do processo seletivo. O enfrentamento a todas as formas de violência é um trabalho em conjunto. E nosso objetivo é de que as mulheres ocupem cada vez  mais espaços de poder e de decisão na nossa sociedade”, complementa a Subsecretária.

De acordo os editais, as inscrições serão realizadas exclusivamente via internet no período compreendido entre às 10h do dia 26 de outubro às 23h59 do dia 18 de novembro de 2021, por meio do site da FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) pelo link www.concurso.fapec.org. O valor da taxa de inscrição é de R$ 340,48.

Os editais preveem a reserva de 20% das vagas para cotistas negros, 3% para índios e 5% aos candidatos na condição de Pessoa com Deficiência. Quanto ao pedido de isenção da Taxa de Inscrição, acontecerá exclusivamente no período entre às 10h horas do dia 26 de outubro às 23h59 do dia 30 de outubro, por meio de campo próprio disponível no sistema de inscrições.

Acesse aqui os editais.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.