Subsecretaria Estadual da Mulher promove encontro de gestoras municipais de políticas públicas para mulheres

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: quinta-feira, dezembro 12, 2019 as 18:28 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com a finalidade de fortalecer, planejar, articular e interiorizar as políticas públicas para as mulheres no Mato Grosso do Sul, a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, promoveu na quarta-feira (11.12), o “Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres”.

Secretária Especial de Cidadania Luciana Azambuja

Com o tema “Os avanços e desafios das políticas públicas para mulheres”, o encontro teve início com a fala da Secretária Especial de Cidadania, que fez uma breve explanação do Plano Estadual de Combate ao Feminicídio, que prevê uma série de ações e medidas para preservar a vida das mulheres, sensibilizar a sociedade sobre o tema por meio de campanhas educativas, e incentivar ações de mobilização como palestras, panfletagens, eventos e debates.

“O Plano Estadual de Combate ao Feminicídio, é um grande avanço no contexto de prevenção e combate ao feminicídio e reafirma o compromisso do Governo do Estado no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. Nós temos um grande desafio que é incentivar a realização de ações de conscientização de sensibilização de toda a sociedade”, conclui.

Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres - Giovana Corrêa

Representantes de 16 municípios participaram do evento. De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Giovana Corrêa, o encontro foi realizado com o objetivo de avaliar os avanços e desafios encontrados durante o ano. “A presença e participação das mulheres é fundamental nas discussões que envolvam as próximas ações. Aqui tivemos a oportunidade da troca de experiências, propiciando um amplo debate sobre as diversidades de cada município. É um momento de avaliação e de fortalecimento do enfrentamento a qualquer forma de violência contra as mulheres promovendo a igualdade de gênero”, destaca.

Para algumas gestoras a troca de experiências e intercâmbio de informações entre elas e a equipe as Subsecretaria é um dos momentos mais importantes da reunião. “O encontro foi muito esclarecedor, sanou algumas dúvidas que surgem no nosso dia a dia sobre as competências de cada órgão dentro da rede de atendimento à mulher, porque infelizmente em alguns municípios ainda há confusão sobre a questão da competência técnica, além de termos a oportunidade de aprender com as outras gestoras”, ressalta a coordenadora do OPM de Juti, Flávia Maciel Silva.

Delegada Thaís Duarte

Participante do encontro a Delegada Thaís Duarte, que atua em Sidrolândia explicou para as gestoras o conceito da Sala Lilás, inaugurada no município no mês de agosto deste ano. “A Sala Lilás é um equipamento que proporciona um atendimento diferenciado e mais humanizado as crianças, meninas e mulheres vítimas de violência, seja ela física ou sexual. É um local dentro da delegacia no qual a vítima recebe um pouco de alento no momento tão difícil que está passando”.

Na ocasião foi realizada também uma capacitação com as gestoras sobre a campanha lançada no início do mês de novembro que aborda “Mulheres, Gênero e Política”, discutindo direitos civis, sociais e políticos, justiça social e cidadania.

Tarsilla Franccesca palestrando sobre Mulheres, Gênero e Política

“As mulheres são 52% do eleitorado brasileiro, mas quando se mede a presença nos cargos de poder, os números são bem menores. Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo. Precisamos estar preparadas para ocupar nossos lugares na política”, ressalta Tarsilla Franccesca, advogada e assessora parlamentar.

Participaram do evento: gestoras e técnicas ligadas aos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs), dos municípios de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Dourados, Dois Irmãos do Buriti, São Gabriel do Oeste, Aquidauana, Coxim, Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Juti, Caracol, Bela Vista, Sidrolândia, Paranaíba e Campo Grande.

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.