Subsecretaria Estadual da Mulher promove encontro de gestoras de políticas para mulheres

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: quinta-feira, agosto 5, 2021 as 11:39 | Voltar

Gestoras de políticas públicas para as mulheres reuniram-se na quarta-feira (04), com a finalidade de integrar, planejar e articular políticas públicas para as mulheres em Mato Grosso do Sul. O encontro foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM).

A oficina de capacitação teve como tema “Advocacy em gestão e planejamento estratégico de enfrentamento às diferentes formas de violência contra mulheres”, e foi ministrada pela especialista em políticas públicas para mulheres e consultora para elaboração do “Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Mato Grosso do Sul”, Aparecida Gonçalves.

“Esse encontro é o primeiro após o início da pandemia em Mato Grosso do Sul e também nos possibilitou avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha. Além de iniciarmos as tratativas para a elaboração do pacto estadual de enfrentamento à violência contra mulheres, que será um instrumento de gestão de implementação das políticas públicas”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

O pacto terá como objetivo estabelecer diretrizes, linhas e ações políticas a serem pautadas com diversos setores, com objetivo de enfrentar as várias formas de violências contra mulheres no Estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo todos os setores da sociedade civil e as esferas de governo.

Glauce Rodrigues e Luciana Azambuja

Na ocasião a Subsecretária Luciana, destacou a criação na mais nova OPM - Organismos de Políticas para Mulheres, criada no mês de junho no município de Jaraguari. “A criação de uma Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres no Município amplia a capacidade do governo municipal para implantar políticas públicas transversais, fortalece e beneficia a sociedade em geral, ao passo em que potencializa as possibilidades de ações específicas dirigidas à população feminina em cada município.”

A gestora do município Glauce Rodrigues explica que, “o município veio acompanhando o surgimento das demandas em relação as políticas públicas para as mulheres, inclusive dentro da nossa própria equipe. Sendo assim o prefeito senilizou-se com a causa e criou a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. E eu espero através dessa coordenadoria ampliar o nosso trabalho, podendo realizar uma política de orientação e também de prevenção de todos os tipos de violência que acometem as mulheres.”

Luciane de Souza Gonçalves

A coordenadora do OPM de São Gabriel do Oeste, Luciane de Souza Gonçalves, destacou a importância dessa discussão sob a perspectiva e amplitude do tema. “O encontro é importante para a otimização das políticas públicas para mulheres, oportuniza a nós gestoras a articulação e troca de experiências. ”

A Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres entregou para os municípios durante o evento o material impresso (cartazes e panfletos) para ser utilizado nas ações da campanha Agosto Lilás e faixa.

A campanha Agosto Lilás, segue com uma programação intensa de atividades, acesse aqui.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.