Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude promove ato em comemoração à Semana Estadual da Juventude

Categoria: Cidadania, Subs Juventude | Publicado: quinta-feira, setembro 26, 2019 as 19:55 | Voltar

Campo Grande (MS) - Mato Grosso do Sul conta desde 2009, com a Lei Estadual nº 3.748 que estabeleceu a quarta semana do mês de setembro, como a “Semana Estadual da Juventude”. Para marcar a data a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude realizou na tarde desta quinta-feira (26.9), um ato comemorativo no auditório da Governadoria, em Campo Grande.

Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude - Ian Odara Leal.

Na ocasião o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Odara Leal divulgou um novo projeto da pasta, o “Diálogos com a Juventude”, com o objetivo de aproximar o jovem das políticas públicas. “A ideia é conversar e dialogar com os jovens, incentivar e promover atividades diversas, além de divulgar o Estatuto da Juventude, para que eles tenham conhecimento dos direitos deles”, ressalta o Subsecretário.

A Semana Estadual da Juventude foi instituída com o objetivo de contribuir com o debate sobre políticas públicas para juventude e estimular a participação dos jovens em eventos relacionados à saúde e sexualidade; à educação; à segurança pública; meio ambiente e cidadania; à etnia, gênero e diversidade sexual; à geração de emprego e renda; ao esporte, lazer, cultura e comunicação.

Representando o Governador Reinaldo Azambuja, na solenidade o Secretário Especial do Governo, Carlos Alberto de Assis, que o papel do Governo é cuidar da juventude, investir na juventude. “A juventude é muito mais ampla do que a idade que a limita. Me alegra em saber que nesse evento temos vário representantes da juventude do interior do nosso estado. É importante saber que o nosso Subsecretário está voltado para o diálogo, pois não existe caminho melhor para se avançar, e esse é o nosso papel colocarmos um canal de comunicação a disposição da juventude sul-mato-grossense”, conclui o Secretário.

Secretária de Cidadania, Luciana Azambuja assinando o edital do CONJUV/MS.

O evento também foi marcado pela assinatura do edital de Convocação de eleição do Conselho Estadual da Juventude. “A reestruturação do CONJUV/MS permitirá a participação popular e o controle social por jovens de diferentes segmentos, contemplando toda a diversidade e expectativas daqueles entre 15 e 29 anos, perfil dessa política pública. Espero que o Conselho seja um espaço de diálogo entre Governo e sociedade civil organizada. Estamos abertos a todas as conversas para garantir direitos e fortalecer as políticas”, conclui Luciana Azambuja, Secretária Especial de Cidadania.

O Conselho Estadual de Juventude foi reorganizado através da lei estadual n° 5.274, de 22 de novembro de 2018 e será composto por 22 membros sendo 11 indicados por entidades governamentais e 11 indicados através de assembleia para representar a sociedade civil.

O edital assinado na solenidade convoca eleição da sociedade civil e nomeação da comissão eleitoral para assembleia que irá eleger os membro da sociedade civil. Esta comissão é formada por um representante da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude de Mato Grosso do Sul e por dois membros da sociedade civil.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.