Subsecretaria de Políticas para Mulheres consolida parceria com Igrejas

Categoria: Sem categoria | Publicado: quinta-feira, março 12, 2020 as 09:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o objetivo de apresentar a campanha “MS UNIDO, PAZ NAS FAMÍLIAS”, lançada pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado, a Subsecretária Estadual de Política Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, participou na quarta-feira (11.03), da reunião do Conselho Estadual de Pastores de Mato Grosso do Sul, a convite do presidente, Pastor Ronaldo Leite Batista.

Subsecretária Luciana Azambuja e Pastor Ronaldo Batista

A campanha “MS UNIDO, PAZ NAS FAMÍLIAS”, reúne lideranças religiosas de diferentes denominações pelo fim da violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

A Subsecretária ressalta que, “a família é o local onde deveríamos nos sentir mais seguras; é na família que conhecemos valores e princípios que formarão a personalidade e o caráter da pessoa adulta; mas, infelizmente, para muitas pessoas, é exatamente no lar onde mais estão inseguras e expostas a diversas formas de violências. E reconhecendo a importância e o papel social das Igrejas, a proposta do projeto é contribuir para a redução dos conflitos e das violências domésticas, especialmente contra crianças e mulheres”.

Conforme pesquisa divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2018, a cada 2 minutos, registrou-se um boletim de ocorrência por violência doméstica; lesão corporal dolosa foram 263.067 ocorrências; dos registros de violência sexual, 82% das vítimas eram mulheres e mais da metade tinham menos de 13 anos.

De acordo com o Pastor Ronaldo Leite Batista, a igreja tem que estar engajada na luta pelo fim da violência. “Quando se fala em violência doméstica a gente pensa que é uma coisa que só acontece fora das igrejas evangélicas, fora daquele mundo onde as pessoas só creem em Deus. Mas infelizmente estar dentro da igreja evangélica não significa propriamente que aquela pessoa está totalmente pronta para viver conforme os desígnios de Deus, e casos de violência acontecem”, ressalta.

Reforça ainda que o Conselho de Pastores irá trabalhar de forma prática em busca de resultados positivos. “Desde o início das tratativas para essa grandiosa campanha, nada nos foi imposto pela Subsecretária, é uma construção conjunta. Vamos usar a nossa linguagem visando atingir os problemas relacionados a violência doméstica e apresentar soluções práticas, mapeando os bairros e combatendo esse mal que assola a sociedade”, conclui.

O projeto também foi apresentado pela subsecretária no I Fórum de Direitos Humanos e Liberdade Religiosa, realizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no dia 7 de março. “Reunir líderes evangélicos e discutir abertamente a questão da violência doméstica, da violência contra a mulher, é iniciar uma grande parceria para a garantia do direito que todas temos, de viver uma vida livre de violências, em paz, com amor, união, respeito e dignidade. Temos certeza que com essa parceria poderemos alertar muitas mulheres para a percepção da violência antes que algo pior aconteça, e muitos homens para que repensem suas atitudes, pois a Igreja chega a lugares que o Estado não alcança”, comemora a subsecretária.

O material da campanha “MS UNIDO, PAZ NAS FAMÍLIAS”, está disponível para download no site www.secid.ms,gov.br/campanhas e informações poder ser obtidas através do telefone (67) 3316-9198.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.