Subsecretaria da Juventude promove encontro de gestores municipais de políticas públicas para juventude

Categoria: Cidadania, Subs Juventude, Sem categoria | Publicado: sexta-feira, março 12, 2021 as 09:44 | Voltar

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, realizou na quarta-feira (10) e na quinta-feira (11), o II Encontro Estadual de Gestores Municipais de Políticas Públicas para Juventude. A atividade ocorreu de forma on-line e teve como objetivo reunir os gestores municipais, fomentando a criação de um grande espaço de reflexão e discussão sobre os rumos da gestão pública na área da juventude.

O Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, destacou, durante o evento, o trabalho desenvolvido pela Subsecretaria em meio ao período adverso que estamos vivendo, com a pandemia do novo coronavírus.

“Temos buscado trabalhar junto aos municípios em prol de uma política de juventude forte, que possibilite oportunidade aos jovens, pois são uma parcela da sociedade que precisa ser enxergada. Nos reinventamos e buscamos parcerias para levar informação e conhecimento aos jovens do interior do estado, como por exemplo, a ampliação do programa Capacita Juventude, com cursos na modalidade EAD.”

Para Jéssyka Brum Barbosa, chefe de setor de projetos, programas e eventos para juventude na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Sidrolândia o encontro foi enriquecedor. “Foi muito importante participar desse encontro de gestores, foi possível entender um pouquinho mais sobre o controle social para a nossa secretaria, a importância dos conselhos da juventude, que não temos ainda mas vamos implantar. E ver os casos de sucesso de outros lugares, que nos dá muitas ideias para trazer para o nosso município. E é meu primeiro evento, pois estou começando agora e foi muito bom ter essa troca com os outros gestores."

Durante os dois dias de programação, os gestores tiveram como palestrantes: o presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Marcos Barão, o ex-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Diego Mariano, a técnica do Setor de Convênios e Projetos da Subsecretaria Especial de Cidadania (Secid), Amirtes Carvalho, o assessor da Fundesporte, Othon Rodrigues Barbosa, o professor Pedro Augusto Evangelista da Secretaria de Estado de Educação, a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino, a delegada Franciele Candotti Santana, da DPCA, o advogado Arthur Vasques e Davi Gomes Barroso, Coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza.

Rede CUCA - Fortaleza/CE

Na apresentação do Coordenador de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, Davi Barroso, os gestores municipais puderam acompanhar os projetos de sucesso desenvolvido no município, que tornam Fortaleza referência nacional no que tange políticas públicas para juventude.

O Coordenador da Juventude de Aquidauana, Marcus Vinícius de Albuquerque Correa, ressaltou a importância das informações apresentadas. “No primeiro dia nos foi apresentado o histórico de como surgiu o trabalho voltado para a juventude, toda a luta, toda batalha para que hoje pudéssemos ter gestão nessa área. O evento muito produtivo, enriquecedor e a fala do Coordenador de Fortaleza nos despertou, eu até nem sabia que Fortaleza era tão rico em projetos, em infraestrutura, de investimento nessa área da juventude. E eu acho que abre nossos horizontes sabendo que tem tanta coisa legal sendo feita, que pode servir de espelho para nós enquanto gestores”, finaliza.

“Esse encontro marca o fortalecimento do Governo do Estado com os municípios. No momento que propiciamos essa troca de experiências, os gestores reconhecem os desafios em comum e conseguem juntos novas possibilidades para todas as regiões do estado”, finaliza o Subsecretário Ian.

O evento foi conduzido pela técnica da Subsecretária Elanai Santos e teve a participação de gestores municipais de: Campos Grande, Anaurilândia, Terenos, Dourados, Nova Andradina, Aquidauana, Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Maracaju, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.