Subsecretária apresenta Mapa do Feminicídio em sessão da Câmara de Vereadores de Campo Grande

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: terça-feira, junho 22, 2021 as 12:36 | Voltar

A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, participou na manhã desta terça-feira (22.06) da sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande. Na ocasião a Subsecretária apresentou o Mapa do Feminicídio de Mato Grosso do Sul, que traz um mapeamento das mortes violentas de mulheres, tipificadas como feminicídio, ocorridas no Estado no ano de 2020.

Em sua fala de abertura, a Subsecretária agradeceu aos vereadores pelo espaço e contextualizou que diante de tantos problemas novos, o ano de 2020 foi marcado por um mau antigo: o aumento dos números de feminicídios em Mato Grosso do Sul. “A violência contra mulheres é um problema que afeta mulheres e suas famílias em todo o mundo e, infelizmente, ainda é pauta constante nos noticiários. E essa situação foi agravada pelo isolamento que colocou as vítimas sob a vigilância constante dos agressores. ”

Na apresentação do Mapa do Feminicídio destacou que, “Mato Grosso do Sul teve 17.286 boletins de ocorrência por violência doméstica, 40 feminicídios consumados e 66 feminicídios tentados. Destes 12 foram cometidos na capital e 28 no interior, o que representa 30% dos casos em Campo Grande. Por isso a importância desse debate para que em conjunto possamos elaborar políticas públicas, que possamos unir esforços e ouvir essas mulheres que tanto clamam por ajuda, porque a pandemia tem sido mais cruel com as mulheres. ”

Os dados compilados têm como objetivo de sistematizar e divulgar os dados de violência contra a mulher e de feminicídios, para servir como subsídios para elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência.

Para a vereadora Camila Jara, que convidou a Subsecretária para participar da sessão, políticas públicas para as mulheres devem ser debatidas por todos. “A violência contra as mulheres incide em toda a população e precisamos pensar juntos aqui e com toda a sociedade”, afirma.

Na oportunidade os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres.

O relatório produzido – Mapa do Feminicídio MS – está publicado no site www.naosecale.ms.gov.br; para maiores informações, acesse: arquivo pdf.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.