SPPM realiza reuniões virtuais com gestoras municipais de políticas para mulheres e delegadas de Polícia Civil

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: terça-feira, maio 12, 2020 as 12:13 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) realiza, a partir desta terça-feira (12.05), uma série de web-reuniões com as gestoras municipais de políticas para mulheres, visando avaliar o momento de distanciamento social decorrente das normas de prevenção à COVID-19 – que tem trazido inúmeros desafios para o desenvolvimento das ações e projetos, notadamente no enfrentamento à violência contra a mulher.

Diante da impossibilidade de realizar encontros presenciais, as pautas foram divididas por regiões e na manhã dessa segunda-feira (12.05) a primeira reunião foi realizada pela plataforma Zoom com 25 participantes, entre técnicas da equipe da SPPM, gestoras municipais e delegadas da Polícia Civil dos municípios fronteiriços, contando ainda com a participação da vereadora Anny Espínola, representando o Parlamento Feminino da Fronteira.

“Estamos vivendo tempos difíceis, de incertezas e inseguranças e, para algumas mulheres, tem sido ainda pior, pois sofrem violência dentro de casa, sem poder sair, guardando distanciamento social, com mais dificuldade para buscarem os serviços de apoio e realizarem denúncia. Por isso a importância dessas reuniões, onde ouvimos as gestoras e as delegadas, proporcionando troca de informações e orientando sobre serviços, com um olhar diferenciado para a questão da fronteira, focando nos eixos de trabalho do projeto MS Fronteiras, que engloba 18 municípios, de Corumbá à Mundo Novo”, explica a subsecretária Luciana Azambuja.

Na pauta, foram abordados temas como: a violência contra mulheres em tempos de pandemia; o funcionamento dos serviços de atendimento à mulher – especialmente das delegacias, que mantêm os atendimentos presenciais; as entregas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, destacando-se o site www.naosecale.ms.gov.br, um canal de orientações com atendimento virtual, a denúncia online diretamente no site da Polícia Civil (www.devir.pc.ms.gov) e o acesso pelo aplicativo MS Digital (ícone Mulher MS). Foram também passadas informações sobre o selo social “Prefeitura Amiga da Mulher”, visando estimular a participação das Prefeituras Municipais; sobre a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, que ocorrerá na primeira semana de junho; e sobre o site da Defensoria Pública Estadual, que iniciou atendimento online.

As reuniões continuam hoje pela tarde e amanhã, períodos matutino e vespertino. Para maiores informações: mulheres@segov.ms.gov.br

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.