SPPM participa de reunião técnica com a ONU Mulheres

Categoria: Sem categoria | Publicado: quinta-feira, agosto 27, 2020 as 12:42 | Voltar

A subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, participou na manhã desta quinta-feira (27.08) de reunião técnica a convite da ONU Mulheres, para discussão sobre as Diretrizes para atendimento em casos de violência de gênero contra meninas e mulheres em tempos da pandemia da COVID-19, visando avaliar a possibilidade de implementação das diretrizes no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo presente os recursos e serviços de atendimento disponíveis para mulheres em situação de violência em tempos de pandemia.

O documento, lançado no dia 7 de agosto, traz recomendações para atendimento remoto e reorganização do atendimento presencial, considerando rede de atendimento a mulheres em situação de violência e as especificidades de resposta no acolhimento às vítimas nos serviços policiais, de saúde, de abrigamento, entre outros. Acesse aqui.

“Já trabalhamos com a ONU Mulheres no período de 2015/2016, quando fizemos a adaptação das Diretrizes Nacionais para investigar, processar e julgar com perspectiva de gênero as mortes violentas de mulheres (feminicídios) para a realidade de Mato Grosso do Sul – e novamente temos a oportunidade de dialogar com a socióloga e expert em violência de gênero, Wania Pasinato, que também elaborou esse conteúdo, sobre o delicado e urgente tema do enfrentamento à violência contra mulheres em tempos de COVID-19. A reunião foi excelente e nos provoca a criação de um grupo de trabalho, envolvendo vários atores essenciais nessa construção, para que possamos ter respostas urgentes e eficazes do Poder Público à triste situação de violência que acomete muitas mulheres durante a pandemia, bem como à necessidade de normatizarmos fluxos, protocolos e procedimentos para os serviços, visando acolher a mulher em situação de violência, garantindo segurança e proteção também às profissionais que atuam nos órgãos”, explica a subsecretária Luciana.

Participaram da reunião virtual, a convite da subsecretária, a delegada-adjunta da DEAM, técnicas da SPPM e as coordenadoras dos órgãos governamentais estaduais especializados no atendimento a mulheres em situação de violência (CEAM e Casa Abrigo).

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.