SPPM assina termo de cooperação com Ministério Público

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: terça-feira, junho 8, 2021 as 15:00 | Voltar

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres pactou parceria com o Ministério Público Estadual, por meio Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI) e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), com o objetivo de desenvolver oficinas de formação e capacitação com o tema “Feminicídio – Quem Ama Não Mata”.

Eduardo Romero, Luciana Azambuja e Alexandre Magno

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, participou do ato e reforçou que a parceria permitirá falar sobre o tema com olhares diferentes buscando soluções conjuntas. “É triste quando a gente vê que 33% foi o número de aumento de casos de feminicídio segundo dados do Mapa do Feminicídio divulgado na semana passada, nesse período de pandemia, que revela os nossos problemas culturais de conviver em conjunto, quando o ficar em casa não tem sido tão seguro em especial para as nossas mulheres. E a oportunidade de celebrar essas parcerias nos deixa muito felizes porque a gente sabe que são esses caminhos que podem fazer a diferença.”

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, destacou a importância da iniciativa. “Pequenas atitudes nossas que às vezes podem parecer uma coisa simples, possibilitará evitar mortes. Nossa missão é isso, Deus nos deu a oportunidade de estarmos aqui e levarmos informações.”

As oficinas visam aprimorar o atendimento prestado pelos agentes públicos que integram a rede estadual e municipal de enfrentamento à violência contra mulheres, fortalecer a rede especializada de atendimento à mulher em situação de violência e ampliar o acesso à informação sobre os serviços de acolhimento e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de violência.

Na ocasião, a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, reforçou a importância das oficinas. “O que nós queremos é atingir cada vez um público maior, porque precisamos mudar o comportamento da sociedade. Precisamos de multiplicadores de informações, e para isso essa parceria é fundamental com o Ministério Público trabalhando de forma regionalizada, alcançando os 79 municípios. ”

Participaram do evento, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, Francisco Neves Junior, o Coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha; Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Helen Dutra Neves; a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI), Lívia Carla Guadanhim Bariani; a Chefe de Gabinete do PGJ, Camila Augusta Calarge Doreto; e a Promotora de Justiça e Assessora Especial do PGJ Ana Cristina Carneiro Dias.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.