Servidores do Sistema Socioeducativo recebem capacitação

Categoria: Cidadania, Subs LGBT | Publicado: terça-feira, outubro 26, 2021 as 15:48 | Voltar

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, nesse mês de outubro está realizando a capacitação dos servidores das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs), com o objetivo de preparar esses servidores para o atendimento de jovens LGBT’s e o combate à LGBTfobia.

Recentemente foi publicada a instrução normativa Nº 01/2021, da Superintendência de Assistência Social, que estabelece os parâmetros para acolhimento de adolescentes que se identificam como LGBT+, em atendimento pelo sistema de socioeducativo no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Nós não podemos ter um olhar de invisibilidade para esses adolescentes que estão nas UNEIS e nas UESL. Desde que assumimos a pasta estamos discutindo estratégias que visam aprimorar o atendimento desses adolescentes LGBT’s nessas unidades de forma a garantir direitos básicos à dignidade, à liberdade, à saúde e, principalmente, à segurança pessoal. E em parceria com a Sejusp estamos avançando”, explica o Subsecretário Leonardo Bastos.

Ao todo 162 servidores das UNEIs Estrela da Manhã, Dom Bosco, Novo Caminho e Tuiuiú, de Campo Grande, estão participando da capacitação. “Durante as formações, os servidores recebem informações de como lidar diante de situações de LGBTfobia, instruções de acolher e atender aos jovens LGBT+ adequadamente e orientações acerca de materiais, sites e órgãos de referência no Estado que podem auxiliá-los”, explica Jonatan Oliveira Espindola, responsável técnico pelos atendimentos psicossociais do Centro Estadual de Cidadania LGBT+.

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.