Servidores do HU participam de qualificação para atendimento à população LGBT

Categoria: Cidadania, Subs LGBT | Publicado: quarta-feira, fevereiro 5, 2020 as 18:25 | Voltar

Campo Grande (MS) – Buscando sensibilizar e humanizar o atendimento, além de garantir um espaço de respeito e acesso integral às demandas de toda a população, a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), realizaram na quarta-feira (04.02) oficina de qualificação de servidores do Hospital Universitário, em Campo Grande, com ênfase ao público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis).

“Essa primeira oficina é resultado de inúmeras conversas e tratativas com o setor de Recursos Humanos do Hospital Universitário. Identificamos a necessidade da qualificação dos profissionais que lá trabalham no que tange o atendimento ao público LGBT. Tendo em vista que no HU fica o único ambulatório transexualizador do Mato Grosso do Sul, que realiza além de atendimentos psicológicos o tratamento hormonal em transexuais”, explica o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT, Frank Rossatte.

Os principais aspectos abordados foram a acolhida do público LGBT que busca atendimento nos setores do hospital, a atenção para o uso do nome social de pessoas transexuais, a prevenção de conflitos e da discriminação, a escuta ativa dessa pessoa que busca o serviço e a legislação vigente.

Segundo a Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO),  Neuza Araújo, a qualificação é uma ação que tem por objetivo promover a formação e a sensibilização dos profissionais. “Participaram conosco, desde o atendente, técnicos de ambulatório, enfermeiros e servidores do setor de recursos humanos. Saúde é um direito de todos. Precisamos prestar um atendimento acolhedor para toda população que se encontra vulnerável. Essa foi uma oportunidade para se discutir a necessidade de promover uma sensibilização ao atendimento do público LGBT”, reforça.

Órgãos governamentais, instituições e empresas privadas que queiram receber a oficina de qualificação devem entrar em contato com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT, através do e-mail: lgbt@segov.ms.gov.br.

 

CENTRHO

O Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO) foi criado em junho de 2006, a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de MS e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Brasil Sem Homofobia.

O CENTRHO tem por atribuições o desenvolvimento das políticas de defesa de direitos e da cidadania do público LGBT; o atendimento psicossocial e jurídico de gays, lésbicas, transgêneros e bissexuais que tiveram seus direitos violados vítimas de discriminação e a apuração de denuncia através de processo administrativo.

O Centro de Referência em Direitos Humanos, Prevenção e Combate a Homofobia, está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, nº 559, Sobreloja, Centro - Campo Grande. Horário de Atendimento: 07h30 às 17h30. Telefone: (67) 3316-9183. E-mail: centrho@segov.ms.gov.br

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.