Secic recebe adido da Embaixada da França no Brasil

Categoria: Cidadania | Publicado: sexta-feira, março 11, 2022 as 17:23 | Voltar

A Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), recebeu na quinta-feira (10), a visita de Patrice Pauc, adido para Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil. A visita fez parte da missão da entidade francesa com o objetivo de ampliar as relações diplomáticas e culturais com o Estado do Mato Grosso do Sul, no que tange às políticas públicas de direito executadas pelas Subsecretarias e pela Fundação de Cultura, ambas subordinadas à Secic.

Em um primeiro momento do encontro o Secretário Adjunto da Secic, Eduardo Romero, apresentou a Secretaria e todos os projetos e ações desenvolvidas pela mesma, reforçando a importância da parceria de outros órgãos e entidades na construção de políticas públicas efetivas.

"O Governo do Estado está de portas abertas para novas parcerias e para reformular as já existentes, como a que temos com o Consulado Francês através do Museu da Imagem e do Som (MIS). Hoje estamos tendo a oportunidade de trocar experiências e conhecer o que ambas instituições podem oferecer referentes às políticas públicas e culturais para o Estado”, assegura o Secretário Adjunto da Secic, Eduardo Romero.

“Eu coordeno toda a parte de cooperação cultural, educativa, científica, entre outras em São Paulo, tendo ações para os estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.  E a razão dessa missão é estar perto dos parceiros das instituições para termos uma visão mais aguda de como trabalhar, do que é trabalhar e o que se pode fazer aqui na Secretaria de parcerias, tendo em vista que a última visita foi a 11 anos atrás, e vale ressaltar a importância desse apoio da Aliança Francesa”, explicou o Adido Patrice Pauc.

Dando sequência a programação da visita, Patrice Pauc, visitou a aldeia indígena de contexto urbano, Água Bonita em Campo Grande, tendo a oportunidade de conhecer um pouco da cultura do povo terena. No local ele foi recepcionado pelo Cacique Alder que apresentou a o projeto da horta comunitária, a piscicultura, a fábrica de tijolos e o artesanato.

Para o Cacique e presidente do Conselho Municipal dos Direito dos Povos Indígenas de Campo Grande, Alder Romeiro Larrea, a visita foi uma oportunidade de mostrar a comunidade e as tradições. “A gente nunca teve um representante de outro país aqui e a gente fica feliz, a comunidade fica feliz, eu espero que ele fique feliz também e impressionado ao ver essas coisas simples que a gente tem na comunidade. Foi uma grande honra para nós tê-lo aqui e saber que no futuro poderemos ter parcerias através do governo do Estado com o governo francês”, finaliza.

 

Vice-cacique Alexandre Arevalo

Já encerrando a visita, a comitiva foi recebida pelo ancião e vice-cacique Alexandre Arevalo, que explicou sobre as crenças, rezas e desafios do povo indígena.

“Eu quero agradecer muito ao secretário Eduardo por nos trazer aqui e nos dar a oportunidade de conhecer de perto essa realidade. E aqui eu vejo que se unindo com a comunidade na forma de cooperativa vocês conseguem soluções e alternativas, no saber fazer de vocês se adaptando a realidade”, destaca o Adido.

A missão contou com a presença da representante da Aliança Francesa em Campo Grande, Márcia Saddi.

 

Cidadania Viva

Encerrando as atividades, Patrice e Márcia juntaram-se aos jovens bolsistas do Programa Cidadania Viva, coordenado pela Secic, que tem como objetivo estimular e disseminar ações que fomentem o exercício da cidadania, incentivando o diálogo por meio dos eixos de trabalho. Durante essa semana os bolsistas participaram de atividades dividas em grupos através o eixo Prosa Cidadã, com a realização de rodas de conversa com a proposta de troca de experiências e para que os jovens se familiarizem com o programa.

 

Roda de conversa do Programa Cidadania Viva

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.