Saúde e Alegria nos Sertões realiza ação social na Aldeia Darcy Ribeiro em Campo Grande

Categoria: Cidadania, Subs Indígena | Publicado: sexta-feira, agosto 23, 2019 as 12:23 | Voltar

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul recebe a 27º edição do Rally dos Sertões, juntamente com a equipe do “S.A.S Brasil, A Alegria e Saúde nos Sertões”, que este ano realiza a sua 7° edição junto com a caravana Sertões.

O SAS Brasil nasceu da ideia de três amigos, e tem hoje mais de 90 voluntários entre médicos, técnicos e outros profissionais. A ação social é uns dos grandes parceiros do evento, realizando atendimento gratuito por onde passa.

A capital sul-mato-grossense, foi contemplada para a abertura do SAS Brasil 2019, com a atendimento realizado nesta sexta-feira (23.8) na Aldeia Indígena Darcy Ribeiro, no Jardim Noroeste.

Na ocasião a psicóloga Luísa Brito, idealizadora do “Projeto Puxirum”, que tem como conceito a comunidade se unir para realizar o bem comum, ministrou palestra sobre prevenção em violência e saúde mental, com o objetivo de capacitar as lideranças indígenas locais para que possam compartilhar as informações apresentadas.

“Nós trabalhamos a pauta da resiliência individual, como é importante a convivência e a comunidade para cada um ter saúde mental. Aqui eu trabalho os conceitos sobre violência, sobre saúde mental, sobre como identificar, porque as pessoas as vezes não percebem que dependendo da quantidade de situações adversas que a crianças é exposta, isso pode reduzir a expectativa de vida”, conclui.

A população recebeu também atendimentos voltado a saúde e ao entretenimento, a ação prioriza a atenção a crianças, mulheres e idosos.

As equipes da Secretaria de Cidadania, Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, participaram da ação.

“O Governo do Estado é um dos parceiros do Rally dos Sertões, e nós a frente da pasta da Cidadania trabalhamos para ampliar e fortalecer as políticas de enfrentamento das vulnerabilidades sociais e as políticas afirmativas para o efetivo exercício da cidadania. A ação SAS Brasil, traz uma qualidade de vida a essas famílias, tendo em vista que alguns moradores se quer saem de suas comunidades. E a palestra com a psicóloga Luiza, capacita esses moradores a entender situações do dia a dia”, ressalta a secretária estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.

 

SAS BRASIL

O projeto “Saúde e Alegria nos Sertões” nasceu na edição de 2013. Ofereceu atendimento gratuito. Os atendimentos são realizados por profissionais do Hospital Albert Einstein, referência em saúde do Brasil nas áreas de ginecologia, oftalmologia e dermatologia. Além de capacitações aos profissionais de urgência e de triagem oftalmológica para exames de acuidade visual para crianças.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.