Saúde da Mulher será tema de eventos realizados pela SPPM no mês de outubro

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: quarta-feira, setembro 30, 2020 as 09:30 | Voltar

Todas as mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação, garantida pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM).

Uma vez que as mulheres representam 50,2% dos 2,8 milhões de habitantes de Mato Grosso do Sul, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), busca chamar a atenção para uma visão total sobre a saúde da mulher, estimulando o autocuidado e levando informações, com a realização de uma série de eventos durante o mês de outubro, em alusão a campanha internacional “Outubro Rosa”.

“Falar sobre saúde implica em uma perspectiva de cuidado integral, completo, considerando as especificidades e diversidades de cada mulher. Nossa proposta com o workshop e as rodas de conversa é levar informações as mulheres com deficiência, negras, lésbicas, bissexuais, mulheres do campo, da floresta e das águas, indígenas, ciganas, idosas, enfim a todas. Buscamos a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a realização das atividades de uma forma transversal, intersetorial. Convidamos como palestrantes médicos, especialistas, a fim de tornar as nossas ações mais informativas possíveis. E em tempos de pandemia mesmo que de forma on-line nosso objetivo é chegar em todos os cantos do Estado”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.

Para a gerente de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hilda Guimarães de Freitas, é muito importante voltarmos o debate para a saúde da mulher tendo em vista que a questão do isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, acabou afastando algumas mulheres de consultas e exames clínicos. “A pandemia trouxe para nós momentos em que a gente teve que analisar e ver como poderíamos retomar as nossas ações não colocando em risco o usuário e ao mesmo tempo os funcionários de saúde. Então nos primeiros meses priorizamos o atendimento das mulheres que tivesses alterações mais graves, pois estávamos todos voltados para o atendimento da população em relação ao COVID-19. Então agora vamos retomar com o Outubro Rosa em todos os municípios, com a prioridade do câncer do colo do útero e mama, colocando em primeiro lugar as prioridades que são mulheres que deveriam voltar para o acompanhamento de 6 meses e ao mesmo tempo vamos trabalhar as ações de prevenção e promoção da saúde via meios de comunicação.”

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) a estimativa é que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no país.

O primeiro evento será realizado na próxima quinta-feira (01.10) às 09h, horário de Mato Grosso do Sul, com transmissão pelo Facebook @SubsMulheres, e terá como tema “Outubro Rosa:  prevenção ao câncer de colo de útero e colo de mama”. A programação prevê falas da Subsecretária de Estado de Políticas Púbicas para Mulheres, Luciana Azambuja; da gerente de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Hilda Guimarães de Freitas; da médica mestre e doutora UNIFESP, responsável pelo Rastreamento de câncer do colo do útero do Hospital do Amor de Campo Grande, Drª Adriane Cristina Bovo e do médico pesquisador do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA e professor Associado da UNIRIO, Dr. Luiz Claudio Santos Thuler.

Os próximos eventos serão:

08 de outubro
Roda de Conversa: Direitos sexuais reprodutivos na perspectiva dos direitos humanos e educação em saúde para prevenção à violência de gênero.

15 de outubro
Roda de Conversa: Saúde mental das mulheres em tempos de pandemia.

22 de outubro
Roda de Conversa: Saúde da mulher - autocuidado e autonomia, práticas saudáveis na alimentação.

29 de outubro
Roda de Conversa: Saúde da mulher negra e anemia falciforme.

Acompanhem nossas redes sociais e fiquem por dentro da programação – Facebook: @SubsMulheres e Instagram: @sppm_ms

 

SERVIÇO

Workshop “Outubro Rosa: prevenção ao câncer de colo de útero e colo de mama”
Data: 01 de outubro
Horário: 09 às 11h (horário de MS)
Local: Facebook @SubsMulheres

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.