Roda de conversa sobre gênero sexualidade e população LGBT+ marca celebração do Dia Internacional contra a LGBTfobia

Categoria: Cidadania, Subs LGBT | Publicado: terça-feira, maio 17, 2022 as 12:56 | Voltar

Nesta terça-feira (17), é celebrado o Dia Internacional contra a LGBTfobia. A lembrança remete à data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, em 1990.  Além de celebras os 11 anos da Lei nº 4.031, que instituiu o dia 17 de Maio, como o Dia Estadual de Combate à LGBTfobia em Mato Grosso do Sul.

Esses últimos 32 anos foram de luta por conquistas e de garantias de direitos. Ainda hoje, pelo menos 69 países criminalizam atividades consensuais entre pessoas do mesmo sexo, conforme relatório publicado pela International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association (Ilga/2020). Nessas nações, homossexuais podem ser presos ou até mesmo condenados à morte.

Por outro lado, há cenários em que direitos, como a da união civil e da adoção de crianças, garantiram novas perspectivas para esses casais e famílias. No Brasil, decisões judiciais recentes, como a que criminalizou a homofobia, em 2019, geraram também maior representatividade e direitos.

E em comemoração a todas essas conquistas, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, realiza na tarde desta terça-feira a partir das 13h, uma roda de conversa com tema “Gênero sexualidade e população LGBT”, com intervenções de cultura, cidadania e saúde.

A ação é realizada em parceria com a Unigran Capital e com os bolsistas do Programa Cidadania Viva. Acontece na sede do programa na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, centro de Campo Grande - Terraço.

Mais informações acesse aqui no Calendário de ações da campanha Maio da Diversidade.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.