Reunião debate políticas públicas para pessoas surdas

Categoria: Cidadania, Subs Pessoa com Deficiência | Publicado: sexta-feira, novembro 5, 2021 as 15:53 | Voltar

O Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura Eduardo Romero, juntamente com a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, recebeu nesta sexta-feira (05), o presidente da Associação de Famílias, Amigos, Profissionais e Pessoas Surdas de Mato Grosso do Sul (AFAPSMS), Prof. Dr. Adriano Gianotto. Na pauta da reunião a Central de Intérprete de Libras do estado de Mato Grosso do Sul e as políticas públicas para as pessoas surdas.

Na ocasião o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura Eduardo Romero, destacou a importância da participação das entidades, da sociedade na construção de políticas públicas efetivas e eficazes. “Primeiramente quero agradecer essa provocação do professor Adriano, que tem sua trajetória na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, e isso é o que nos faz avançarmos. Pois sabemos que juntos vamos encontrar os melhores caminhos para trilhar.  Com essa demanda que chegou hoje até nós, vamos fazer a gestão com as demais secretarias envolvidas.”

O Secretário reforçou ainda que, “aqui neste prédio da SECIC, nós já temos na biblioteca instrumentos que favorecem a inclusão, como ferramentas para leitura em braile. Criamos o GT Acessibilidade que prevê um estudo para reforma do prédio para melhorar a acessibilidade, termos uma central de acessibilidade para as produções culturais do Estado.”

“Esse debate aqui vai muito além de uma pauta única, pois o Adriano nos trouxe a realidade do dia a dia, e como somos uma secretaria tão diversa precisamos trabalhar as nossas adversidades na política da diversidade, com um olhar especial para as pessoas com deficiência, e eu estou aqui para ser esse elo entre o Governo do Estado e todas as pessoas com deficiência”, explicou a Subsecretária Telma Nantes de Matos.

Para o professor Adriano Gianotto, que apresentou algumas necessidades específicas das pessoas surdas sul-mato-grossenses, “o fato do governo colocar na pasta uma pessoa como a Telma que sente a realidade e tem uma trajetória de luta faz toda a diferença, e juntos nós vamos avançar. ”

A reunião contou com o apoio das intérpretes de libras da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. O telefone para contato é (67) 3316-9205.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.