Reunião debate a transversalidade das políticas públicas para a população idosa

Categoria: Cidadania, Subs Idosos | Publicado: terça-feira, novembro 30, 2021 as 17:03 | Voltar

O Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Gabino Lino, recebeu nesta terça-feira (30), o vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, Nelson Alfonso. Na pauta da reunião a transversalidade e intersetorialidade das ações que visam a implantação e efetivação de políticas públicas para as pessoas idosas sul-mato-grossenses.

“Desde que assumimos a pasta estamos zelando pelo diálogo com as outras instituições, sendo essas as que fazem parte do governo e as demais que participam ativamente da nossa pauta. Nossa proposta é fazer com que a política para a pessoa idosa, se torne uma política de estado e que todos os entes façam parte dessa luta, que vem de anos”, explica o Subsecretário.

Gabino Lino, ressalta ainda que recentemente o Estado recebeu a visita do Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Antônio Fernandes Toninho Costa, para a apresentação do Pacto Nacional de Implementação dos Direitos da Pessoa Idosa.

“O Pacto tem como objetivo difundir a Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial o Estatuto do Idoso, em território nacional; ampliar o número de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas e reduzir o índice de violência contra a pessoa idosa. E para expandirmos os municípios com Conselhos Municipais, precisamos unir forças com o Conselho Estadual”, finaliza.

Nelson Alfonso, na ocasião destacou a importância da população de uma forma geral conhecer o Conselho e a Subsecretaria e os demais órgão que fazem parte dessa rede de atendimento à pessoa idosa.

“O Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa tem como principal atribuição a promoção de defesa de direitos, e nesse sentido nós buscamos estar em todos os municípios do Estado levando realmente as bandeiras que são mais caras que é a proteção a vida e principalmente que o idoso permaneça dentro do seu ambiente familiar. E quanto a essa reunião é muito importante para conhecer e reconhecer a importância da subsecretaria e dos demais atores políticos de controle dessa defesa de direitos, então nós estamos aqui para dizer ao Subsecretario Gabino que o Conselho está à disposição para o recebimento de demandas e também enviar demandas, e assim construir uma política de revisão e de avanço realmente em defesa da pessoa idosa no Estado de Mato Grosso do Sul.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. O telefone para contato é (67) 3316-9184.

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.