Quilombolas de Nioque começam a ser vacinados contra Covid-19

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: terça-feira, março 23, 2021 as 15:52 | Voltar

Mato Grosso do Sul recebeu na segunda-feira (22), a nona remessa de imunizantes contra a covid-19. Destas 1.250 doses da vacina AstraZeneca estão sendo utilizadas para iniciar a imunização dos povos tradicionais quilombolas do Estado.

Em Nioque, município que concentra 4 quilombos, Família Cardoso, Famílias Araújo e Ribeiro, Família Romano Martins da Conceição e Família Bulhões, a vacinação começou no mesmo dia do recebimento do lote.

Segundo o prefeito do município Valdir Júnior, “Nioaque avança na imunização, graças aos esforços dos profissionais de saúde, ampliando ainda mais o público vacinado. Isso nos traz esperança de que dias melhores estão por vir", afirma.

Já a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, ressaltou a importância da vacinação nos quilombos de ocorrer de forma prioritária e com uma logística que atenda as peculiaridades da tradicionalidade coletiva. “

Já a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, ressaltou a importância da vacinação nos quilombos de ocorrer de forma prioritária e com uma logística que atenda as peculiaridades da tradicionalidade coletiva. “A priorização  da vacinação  para comunidades tradicionais remanescentes de quilombos,  são de fundamental importância serem assistidos por conta da vulnerabilidade sociocultural e necessitam de Políticas Públicas e acesso integral e a infraestrutura sanitária. Além disso, são grupos com modos de vida próprios e coletivizados, em que o trabalho e as demais interações se dão tradicionalmente pelo contato e proximidade entre integrantes da comunidade”, explica.

Mato Grosso do Sul conta com 22 Comunidades Remanescentes do Quilombos, distribuídas em 15 municípios. São eles: Aquidauana; Bonito: Campo Grande; Corguinho; Corumbá; Dourados; Figueirão; Jaraguari; Maracaju; Nioaque; Pedro Gomes; Rio Brilhante; Rio Negro; Sonora e Terenos.

 

Fotos: Assessoria Prefeitura Municipal de Nioaque 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.