Programa Cidadania Viva é apresentado a representantes de instituições

Categoria: Sem categoria | Publicado: quarta-feira, novembro 10, 2021 as 18:06 | Voltar

Representantes de entidades, associações, instituições de ensino públicas e privadas, órgãos governamentais da esfera estadual e municipal, participaram na tarde desta quarta-feira (10), de reunião para apresentação do Programa Cidadania Viva, da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic).

"Transformar a vida de jovens através da educomunicação e cidadania é nosso maior objetivo", Eduardo Romero. 

Na ocasião o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, apresentou a estrutura da Secic e os espaços de atendimento ao público, ressaltando que o programa Cidadania Viva está ligado diretamente às mais específicas temáticas já trabalhadas pelas Subsecretarias e Fundação de Cultura.

“Nosso objetivo aqui é apresentar para vocês um pouco do trabalho que realizamos e o programa Cidadania Viva, pois conhecendo o projeto vocês poderão estimular os jovens a participarem e se tornarem um bolsista. Queremos transformar a vida dos jovens através da educomunicação e cidadania ocupando todos os espaços aqui representados por cada um de vocês ”, ressalta o Secretário.

O Programa instituído recentemente por meio da Lei nº 5.733, é destinado a jovens de 16 a 29 anos, e tem como objetivo estimular e disseminar ações que fomentem o exercício da cidadania, incentivando o diálogo por meio de quatro eixos.

Através das vozes cidadãs, levando conhecimento e educação para a população, por intermédio do uso da educomunicação para a formação de monitores sociais, que ajudarão a dar visibilidade às ações objeto do Programa, por meio da produção de informativos e da cobertura e realização de eventos em espaços públicos e nas comunidades municipais.

Da Prosa Cidadã, disseminando conhecimento e educação para a população, por intermédio do incentivo ao diálogo, mediante a técnica de “rodas de conversa”, a serem utilizadas em comunidades, universidades e segmentos sociais.

Pontes para Cidadania, que resultará na utilização de espaços públicos para a disseminação da arte, cultura e cidadania, utilizando a expressão comunicativa por meio das artes e das práticas de muralismo, a serem realizadas nas comunidades e pôr fim a Rota Cidadã, que tem por objetivo fomentar o conhecimento da história do Estado, mediante a seleção, o registro e a disseminação de informações das comunidades indígenas e quilombolas, dos sítios arqueológicos, dos movimentos comunitários e de pontos históricos da formação da cidadania.

Bruno Dutra Buytendorp

O diretor acadêmico da Faculdade Novo Oeste, Bruno Dutra Buytendorp, destacou que, “Campo Grande sempre saindo na frente, na questão da cultura e do patrimônio cultural nosso, é um projeto que com certeza vem trazer estímulo e fomento para a nossa cultura e cidadania e por proporcionar aos nossos estudantes uma possibilidade de você estar participando de um projeto e ainda receber uma bolsa de contrapartida”.

O Programa Cidadania Viva está sincronizado com a Agenda 2030 da ONU, e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, tendo em vista que o Brasil é um país signatário e o estado do Mato Grosso do Sul também.

“O programa é uma nova dimensão que está se abrindo para os jovens. Durante a pandemia nós tivemos toda essa paralisação e vimos que nossos jovens estavam um pouco esquecidos e agora com o projeto vai nascer uma nova força e esperança, e eu acredito que é um projeto muito bom. E o que nos dá força de estarmos juntos com vocês é que no futuro esse projeto será para todos os municípios, levando cidadania e cultura para todos os nossos jovens”, destaca Valmir José, Coordenador dos Assuntos Indígenas de Campo Grande.

O Governo do Estado vai conceder bolsas a monitores sociais, supervisores e coordenadores que integrarem a equipe do Programa Cidadania Viva. Para mais informações o Decreto nº 15.797 que regulamenta o programa.

O edital para inscrição no programa será publicado nos próximos dias.

Acompanhe as redes sociais @cidadaniavivams e Facebook Cidadaniavivams

Fotos: Alexandre Sogabe - Secic 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.