Primeira edição do ano do Diálogos de Cidadania debate “Mais Mulheres na Política”

Categoria: Subs Mulher | Publicado: quinta-feira, fevereiro 20, 2020 as 09:07 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizou na quarta-feira (19.02), a primeira edição do ano do “Diálogos de Cidadania”, com o tema “Mais Mulheres na Política”, abordando a conquista do voto feminino, representatividade da mulher na política e violência política de gênero. O evento foi realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande.

Na abertura a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja apresentou a linha do tempo da conquista do voto feminino no Brasil e também o progresso e retrocesso da ocupação de mulheres em cargos de poder e decisão, com foco na campanha “Mulheres, Gênero e Política”, lançada no ano passado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil/MS.

“Quando pensamos a campanha “Mulheres, Gênero e Política”, nosso objetivo foi criar estratégias para incentivar a participação da mulher no cenário político eleitoral, visando as eleições municipais deste ano. Precisamos falar abertamente de forma suprapartidária sobre a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher. Acreditamos  que o aumento da participação das mulheres nos espaços de poder contribui para a superação das desigualdades de gênero e vamos lutar para a superação dessas desigualdades”, explica Luciana Azambuja.

Giovana Corrêa, Delasnieve Daspet, Luciana Azambuja e Mara Caseiro.

Ainda de acordo com a Subsecretária a campanha “Mulheres, Gênero e Política”, possibilita a realização de oficinas de capacitação para mulheres, com a finalidade de formar multiplicadoras de liderança e participação política. “Queremos levar informações sobre a temática para todas as mulheres, alcançando inclusive uma população mais à margem dessas tratativas: como por exemplo, oficinas específicas para mulheres jovens, negras, quilombolas, indígenas, LBT, rurais, idosas e com deficiência; todas as mulheres que desejarem, podem participar das atividades que serão oferecidas, na Capital e no interior do Estado”, conclui.

Presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro.

A presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, falou sobre sua trajetória na vida política desde o cargo de vereadora e prefeita do município de Eldorado ao cargo de Deputada Estadual. “Eu já passei por todos os cargos até me tornar deputa estadual, já sofri muita violência de gênero, já escutei “o que essa mulherzinha está fazendo aqui”. E com isso aprendi que a gente tem que ser boa, muito boa mesmo no que estamos dispostas a fazer e jamais desistir. Nós não queremos constranger os homens, o que nós queremos é que eles entendam que temos os mesmos direitos e queremos as mesmas oportunidades”, ressaltou.

Assessora especial da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Giovana Corrêa.

Encerrando o debate a assessora especial da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Giovana Corrêa, falou sobre os desafios da mulher frente a disputa de uma eleição. "“Pesquisas indicam que as mulheres são mais honestas, menos propensas a se envolverem em corrupção, além de possuírem maior atuação em temas ligados à violência contra a mulher, direitos humanos, saúde da mulher e proteção as crianças. Nós temos uma série de quesitos que nos tornam aptas e capazes a enfrentar uma disputa eleitoral. Lógico que temos muitos desafios, mas temos o comprometimento de escrever uma nova história na política de nossos municípios, de nossos bairros, de nossas comunidades”, conclui.

Na ocasião foi assinado um termo de parceria para a realização de oficinas com entre a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e a Academia Sul-Mato-Grossense Feminina de Letras e Artes, por meio da presidente Delasnieve Daspet.

Estiveram também presentes no evento mulheres de diferentes segmentos, presidentes regionais dos partidos: PSDB Mulher, DEM Mulher, PSOL Mulher, Solidariedade Mulher e Podemos Mulher, além da presidente municipal do PTB Mulher de Dourados.

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.