Oficina regional debate saúde da população LGBT+

Categoria: Cidadania, Subs LGBT | Publicado: sábado, janeiro 23, 2021 as 10:00 | Voltar

Com objetivo de envolver os profissionais da área de saúde na discussão sobre o acolhimento da população LGBT+, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT, realizou na tarde de sexta-feira (22), de forma on-line a segunda ação do projeto “Saúde LGBT+ em Movimento”.

Participaram da ação coordenadores e técnicos dos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), que debateram sobre o acolhimento e acesso dos usuários LGBT na rede estadual de saúde.

Segundo o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos, os serviços de saúde devem ser locais onde todas as pessoas se sintam acolhidas e seguras. “Quando pensamos essa ação em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, nos propomos a levar informações sobre questões de gênero nos serviços de saúde, para a garantia ao atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), sem discriminação, considerando as especificidades de saúde dessa população. ”

A Política Nacional de Saúde Integral LGBT, foi instituída em 2011, desde então o Governo do Estado tem investido em políticas públicas que visam a redução das desigualdades e vulnerabilidades relacionadas a essa população.

Para Fernanda Cristina Rodrigues, Coordenadora Estadual de Gestão Estratégica Descentralizada o encontro é, “um momento de reflexão e aprendizado é muito importante, nós somos parceiros da Subsecretaria, precisamos reescrever algumas ações e fortalecer outras, nós estamos aqui para somar, para trabalhar em rede e de fato promover um atendimento humanizado e qualificado à população LGBT.”

Participaram do evento servidores dos municípios de Aquidauana, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. “Estou muito feliz com esse encontro e que, de certa foram estarmos reabilitando os serviços, pois queremos ajudar as pessoas e as vezes não sabemos para quem pedir orientação, e agora estamos estreitando os laços com a Subsecretária, pois o que queremos é servir com amor e educação, finaliza Huggo Bresiani coordenador da NRS de Jardim.

Confira o cronograma “Saúde LGBT+ em Movimento”:

27 de janeiro- Reunião Técnica da SESAU/CG com os Usuários do SUS para acolhimento e escuta para articular ações para a população LGBT+ de Campo Grande.

30 de janeiro – Oficina de Prevenção de IST/AIDS com Homens Trans.

Para informações entre em contato pelo telefone (67) 3316-9191 ou através do e-mail: lgbt@segov.ms.gov.br