Novembro Negro: Seminário debaterá a situação dos quilombos em MS

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: quinta-feira, novembro 17, 2022 as 11:38 | Voltar

Com o objetivo de promover a reflexão com uma perspectiva nas políticas públicas com foco nas comunidades quilombolas sul-mato-grossenses e dentro das atividades da Campanha Novembro Negro, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, realiza nesta sexta-feira (18), o I Seminário Estadual Quilombola de Mato Grosso do Sul.

O evento será no auditório do Hotel Chácara do Lago, em Campo Grande, das 08h às 17h30. Aberto ao público em geral e conta uma programação formada por palestras, apresentações e culminará com a elaboração da Carta Quilombola de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião serão apresentados os relatórios das atividades executadas durante o projeto MS Quilombola, que teve como objetivo realizar o mapeamento e diagnóstico da situação sociocultural em que vivem a população das 22 comunidades remanescentes de quilombo do Estado, visando à construção de políticas públicas específicas e eficazes.

“Esse será um grande momento para a política pública da promoção da igualdade racial. Além de apresentarmos o resultado o encontro nos possibilitará a discussão socioeconômica, ambiental e cultural dos quilombos, promovendo a transversalidade com as outras áreas, como por exemplo, meio ambiente, cultura, educação, saúde, assistência social, agricultura entre outras”, destaca a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.

A campanha Novembro Negro é realizada em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

A programação da Campanha Novembro Negra está disponível no site www.secic.ms.gov.br e nas rede social da Subsecretaria @subracialms

 

Programação:
08h30 - Abertura Oficial
09h30 – Palestra: As políticas públicas quilombolas são efetivas?
11h – Almoço
13h – Apresentação MS Quilombola
15h – Intervalo
15h30 – Trabalho em Grupo
16h45 – Criação do grupo de trabalho para acompanhamento das políticas públicas nas comunidades quilombolas nas áreas do meio ambiente, agricultura familiar, cultura, educação, saúde, moradia, empreendedorismo e geração de renda.
17h- Apresentação da Carta Quilombolas de Mato Grosso do Sul
17h30 – Encerramento

 

SERVIÇO:
I Seminário Estadual Quilombola de Mato Grosso do Sul
Data: 18 de novembro de 2022
Horário: 08h às 17h30
Local: Auditório do Hotel Chácara do Lago
(Rua Bom Retiro, nº 1098, Campo Grande – MS)

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.