Mulheres, Gênero e Política é tema de campanha lançada nesta sexta-feira

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: sexta-feira, novembro 1, 2019 as 19:00 | Voltar

Campo Grande (MS) - A secretária especial de Cidadania do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciana Azambuja Roca, palestra na tarde de sexta-feira (01), a convite da OAB/MS, no evento "Mulheres no espaço de poder”, falando sobre “Mulheres, Gênero e Política”, abordando temas como a conquista do voto feminino, representatividade da mulher na política e violência política de gênero.

Secretária Especial de Cidadania Luciana Azambuja

“Falar sobre direitos civis, sociais e políticos e como somente com a consolidação desses três direitos podemos exercer a efetiva cidadania, é encorajar e incentivar as mulheres a buscarem espaços de poder e decisão, a participarem da vida política de seu bairro, da sua comunidade, da sua cidade.”

Esse evento é o início de uma campanha que o Governo, por meio da SECID, inicia, realizando oficinas de capacitação para mulheres, com objetivo de formar multiplicadoras na temática de liderança e participação política, alcançando inclusive uma população mais à margem dessas tratativas: serão realizadas oficinas específicas para mulheres negras, quilombolas, indígenas, LBT, rurais, idosas e com deficiência; todas as mulheres que desejarem, podem participar das atividades que serão oferecidas, na Capital e no interior do Estado.

A secretária lembra que a ONU – Organização das Nações Unidas, trabalha junto com Governos e Sociedade Civil para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas e promover prosperidade e bem-estar, elencando 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para o planeta.

A ação proposta encaixa-se no ODS 5Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas – especificamente, no subitem 5.5.: Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida pública, econômica e política.

“Queremos criar estratégias para incentivar a participação da mulher no cenário político eleitoral, visando as eleições municipais de 2.020, falando abertamente e de forma suprapartidária sobre a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher, que deve ser uma bandeira de todos os nossos representantes com mandato.”, finaliza Luciana Azambuja.

SERVIÇO

Quem desejar a realização da oficina pode entrar em contato com a secretaria, por meio do e-mail: cidadania@segov.ms.gov.br para verificação da disponibilidade. Maiores informações no site secid.ms.gov.br.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.