MS Acessível chega a região norte do Estado

Categoria: Cidadania, Subs Pessoa com Deficiência | Publicado: quinta-feira, maio 19, 2022 as 18:20 | Voltar

A Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, realizou na quarta-feira (18), o 2º Encontro Regional do Programa MS Acessível, englobando os municípios da região norte do Estado. O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Coxim.

O MS Acessível foi lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em abril deste ano, com o objetivo de ampliar e qualificar as políticas públicas às pessoas com deficiência em diferentes regiões do Estado.

Secretário-adjunto Eduardo Romero

Na abertura do evento o Secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero, reforçou a importância do debate e da construção coletiva para o avanço das políticas públicas e quebras de barreiras atitudinais. “Deste encontro vão sair provocações para a Câmara de Vereadores, para o Ministério Público, para as prefeituras, para o Governo do Estado, para a sociedade, mas principalmente provocações para os nossos corações, para o nosso dia-a-dia. Para que nós em qualquer lugar que estivermos olharmos de forma diferente para a sociedade e entender que todos nós temos um papel fundamental para mudar o jeito que a sociedade é, e a forma que lida com todas as diferenças”, explica.

Já a Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, apresentou o programa e destacou que, “é um desafio muito grande iniciar esse trabalho, mas estamos implantando o projeto MS Acessível, que está dentro do nosso contrato de gestão com o Governo do Estado, para que seja uma proposta de Estado muito mais que uma proposta de governo. Dialogar com os municípios, com os prefeitos, judiciário, executivo, legislativo, com toda a sociedade, porque a pessoa com deficiência precisa ser pensada por todos nós.”

Engenheiro Especialista em Acessibilidade Jary Castro

Durante o evento os participantes acompanharam as palestras da Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dra. Tania Regina Noronha Cunha, com o tema: as legislações e os direitos das pessoas com deficiência. Do professor Edivaldo Ramos, que falou sobre a efetivação de políticas públicas para as pessoas com deficiência e do Engenheiro Especialista em Acessibilidade Jary Castro, que abordou as barreiras arquitetônicas, barreiras atitudinais, acessibilidade um bom negócio, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, cotas no mercado de trabalho para pessoas com deficiência, turismo acessível, mobilidade urbana e rural.

“Esse é um tema que a gente vem brigando e discutindo faz tempo. Eu parabenizo ao governador Reinaldo que pelo menos ele teve a iniciativa e fez acontecer esse movimento, e isso é muito importante vir na cidade”, reforça Roberto Wada, membro da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Coxim (APOMEC), criada há 22 anos.

Também estiveram presentes o prefeito de Coxim, Edilson Magro; o presidente da Câmara de Coxim, vereador William Mendes da Rocha Meira; as vereadoras do município, Adriana Nabhan e Marly Nogueira de Lima; prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Tomazoni; do Promotor de Justiça de Coxim, Marcos André Sant’Ana; autoridades, gestores, representantes da sociedade civil, pessoas com deficiência e conselhos.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.