Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do país a implantar o SINAJUVE

Categoria: Cidadania, Subs Juventude | Publicado: terça-feira, fevereiro 4, 2020 as 12:38 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com a proposta de apresentar o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve), e o processo de implantação do sistema no Estado, o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, reuniu-se com o Governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel e com o Secretário Especial Carlos Alberto de Assis.

“A agenda nos foi solicitada pelo representante do Sinajuve no Mato Grosso do Sul, tendo em vista que o Estado será o primeiro do Brasil a receber o sistema. Seremos pioneiros na construção de um plano piloto que posteriormente irá atender 51 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos”, explica o Subsecretário Ian Leal.

O Sinajuve tem como objetivos, promover a intersetorialidade e a transversalidade das ações, projetos e programas destinados à população jovem; estimular o intercâmbio de boas práticas que promovam os direitos previstos no Estatuto da Juventude; integrar as políticas públicas de juventude ao ciclo do Plano Plurianual-PPA e do orçamento anual; ampliar a produção de conhecimento sobre a juventude e incentivar a cooperação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério Público e as Defensorias Públicas da União, dos Estados e do Distrito Federal para a observância do Estatuto da Juventude.

“Nós tivemos a oportunidade de apresentar o sistema que está sendo implantado no Mato Grosso do Sul, reforçando a parceria com o Governo do Estado e a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude. Mostramos nosso plano de trabalho, nossas propostas para trazer melhorias para os municípios, verbas e projetos federais, como cursos e capacitações para a juventude sul-mato-grossense”, ressalta Melquisedeque Santana, monitor do Sinajuve.

De acordo com o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), o Sistema Nacional de Juventude constitui forma de articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da Sociedade Civil para a promoção de políticas públicas de juventude.

Os municípios que se interessarem pelo Sistema, podem entrar em contato com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, através do e-mail: juventude@segov.ms.gov.br.

Fotos: Chico Ribeiro - Subcom.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.