Mato Grosso do Sul entrega documentação de adesão ao Sistema Nacional de Juventude

Categoria: Cidadania, Subs Juventude | Publicado: sexta-feira, março 6, 2020 as 12:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, realizou na quinta-feira (05.03), a entrega da documentação necessária para que o Estado integre o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

O Sinajuve foi instituído pela Lei nº 12.852, e tem como diretriz a descentralização das ações e a cooperação entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, além de promover a participação social, especialmente dos jovens, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude.

“Mato Grosso do Sul avança na construção de políticas públicas eficientes e eficazes para a juventude. Desde o ano passado estamos trabalhando a adesão ao sistema, pois sabemos a importância que ele tem. Teremos condições através dessa parceria de orientar, organizar e sistematizar ações permanentes visando o empoderamento de jovens sul-mato-grossenses”, explica o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

Subsecretário de Juventude Ian Leal e Melquisedeque Santana, monitor do Sinajuve.

Aos estados e municípios que aderirem ao sistema será disponibilizado benefícios tais como: cursos de capacitação para gestores, modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude, mapa com geolocalização e informações de locais promotores dessas políticas e participação em consulta pública sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude.

O Secretário Adjunto Nacional de Juventude Luis Vannucci, parabenizou o Governo do Mato Grosso do Sul pela inciativa de aderir ao Sistema Nacional da Juventude. “Primeiramente eu quero parabenizar o Governo do Mato Grosso do Sul pela excelente inciativa de aderir ao Sinajuve. Isso mostra que o Governo está sensibilizado com a causa da juventude, com as necessidades dos nossos jovens, sendo assim o primeiro estado a aderir ao sistema. E reforçar que todos estados que aderirem ao Sinajuve terão preferência no recebimento de recursos públicos destinados a ações específicas para os jovens de 15 a 29 anos. Qualquer recurso relacionado a políticas públicas voltadas para a juventude serão destinadas preferencialmente a esses estados e municípios”, conclui.

Os municípios que se interessarem pelo Sistema, podem entrar em contato com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, através do e-mail: juventude@segov.ms.gov.br.

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.