Mato Grosso do Sul avança nas políticas públicas para pessoas com deficiência

Categoria: Cidadania, Subs Pessoa com Deficiência | Publicado: terça-feira, setembro 21, 2021 as 12:04 | Voltar

Nesta terça-feira, 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a causa e mostrar a importância de promover ações e meios de inclusão para essa população. No Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem buscado combater o preconceito e a discriminação com a construção de políticas públicas efetivas e eficazes, que serão fortalecidas com a implantação da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência.

“A criação desta subsecretaria é um compromisso do governador Reinaldo Azambuja com o seguimento das pessoas com deficiência, com os profissionais e com toda sociedade envolvida com a causa das pessoas com deficiência do estado de Mato Grosso do Sul”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos.

A  Subsecretaria tem  como competências básicas, a  promoção e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência; estimular estudos e  debates; promover a participação das organizações representativas na formulação das políticas públicas para pessoas com deficiência; assegurar a universalização dos direitos, a visibilidade e o protagonismo das pessoas com deficiência; realizar a condução e a articulação das ações governamentais entre os órgãos e as entidades governamentais e os diversos setores da sociedade, sempre com o objetivo de realizar à necessária inclusão social das pessoas com deficiência; e,  desenvolver projetos e programas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência do Estado.

A Subsecretária destaca ainda que, “o maior desafio é fazer um trabalho para que as políticas públicas cheguem a cada uma das pessoas com deficiências, por meio de mobilização e articulação com os órgãos governamentais, organização da sociedade civil e demais atores responsáveis pela efetivação dos trabalhos a serem realizados. Precisamos enxergar que temos um grande público de pessoas com deficiência que, na maioria, são invisíveis e buscam a sua sobrevivência e a garantia dos seus direitos. As pessoas com deficiência são cidadãos que buscam os seus espaços na sociedade.  Diante dessa realidade, faz-se necessário realizar ações para que as políticas públicas, por meio de serviço, programas e projetos cheguem à todas as pessoas. No momento, estamos dialogando com os órgãos, organizações e pessoas com deficiência que devem protagonizar o momento, para que sejamos o máximo assertivos na realização dos nossos trabalhos”, conclui.

A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, está localizada na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, no centro de Campo Grande. O telefone para contato é (67) 3316-9205.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.