Governo do Estado lança “Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, nesta quinta-feira (25)

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: terça-feira, novembro 23, 2021 as 16:57 | Voltar

O Governo do Estado por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), lança nesta quinta-feira (25), às 13h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), em Campo Grande, mais uma edição da “Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a data marca o "Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres".

Após a solenidade de abertura oficial, terá início o Seminário “Pelo fim da violência contra as mulheres”, que abordará temas como o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as mulheres”; Programa Acolhe, do Instituto Avon e a palestra sobre “Transversalidade e intersetorialidade das políticas públicas de enfrentamento à violência”, ministrada por Aparecida Gonçalves, especialista em gênero e violência contra a mulher. O Seminário estende-se até a sexta-feira (26).

“Quando falamos em violência contra a mulher, a primeira a ser citada é a violência física, aquela que deixa marcas evidentes no corpo da mulher. Mas é preciso falar sobre as diversas formas de violação aos direitos das mulheres, por exemplo, sobre tráfico humano, que é um tema pouco difundido, sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, sobre stalking, que é o crime de perseguição, recentemente inserido no sistema penal brasileiro. Nesta campanha, teremos uma primeira parte presencial, discutindo a violência doméstica, o feminicídio como o ápice desse ciclo de violência e a importância das medidas protetivas. Nas duas semanas seguintes, teremos atividades virtuais, sempre no período da manhã, com objetivo de alcançar profissionais que atuam nos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo assim para a formação e melhor qualificação da rede, sem onerar os municípios com deslocamento. A pandemia nos trouxe inovações que vieram para ficar, como as palestras online”, explica a subsecretária Luciana Azambuja.

Dando sequência as ações a SPPM, programou na modalidade online o Webinário "As várias faces da violência contra a mulher" (semana de 29/novembro a 3/dezembro e de 6 a 10/dezembro, sendo cada evento com carga horária de 2h/a).

As inscrições de ambas as atividades estão abertas para o público em geral, incentivando-se a participação das gestoras municipais de políticas para mulheres, conselheiras de direitos das mulheres, profissionais que atuam nos serviços de atendimento às mulheres e meninas em situação de violência, movimentos de mulheres, movimentos sociais e lideranças comunitárias.

 

Seminário “Pelo fim da violência contra as mulheres
Data: 25 e 26 de novembro
Local: Auditório da OAB/MS (presencial)
Carga horária: 8h/a
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfALEVbj5Mr89J-p-_FFLh3pA-9Bm_iklSey6eXsyQ2kUr7gA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

Webinário “As várias faces da violência contra a mulher”
Data: 29 e 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro; 6 a 10 de dezembro
Local: Plataforma ZOOM (virtual)
Carga horária: 20h/a
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScNpkSDibzTCRcx_E4CNM0KIOJ-33UEgZgcm1xaT0NdsJ1igA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

Para mais informações, entrar em contato com a SPPM/MS pelo e-mail mulheres@secic.ms.gov.br

Para acessar a programação clique aqui: Campanha 16 dias de ativismo

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.