Fórum de Gestores Culturais é destaque da semana na pauta da SECIC MS

Categoria: Sem categoria | Publicado: sexta-feira, setembro 24, 2021 as 18:55 | Voltar

Com intenso trabalho para fomento da cidadania e cultura em Mato Grosso do Sul, a SECIC MS promoveu um importante evento de interlocução das duas pautas junto aos Gestores de Cultura de todo o estado, para apresentar a pauta de trabalho da secretaria e a estrutura disponibilizada através da Fundação de Cultura. Além disso, outras agendas também contribuíram com relevantes ações.

“Caminhamos de forma produtiva para acelerar o processo de retomada em nosso Estado e a nossa pasta, que envolve a cidadania e cultura, utiliza as duas perspectivas para desenvolver ações afirmativas e que contribuam para que possamos alçar debates e entregas cada vez mais produtivos”, destaca João César Mattogrosso, Secretário de Estado de Cidadania e Cultura.

Na última segunda-feira (20), o auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da Capital sediou o 1º Fórum de Gestores e Dirigentes Públicos Municipais de Cultura. Com ampla participação da equipe técnica, o encontro tratou sobre a retomada do Prosimc, que é o projeto de apoio à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura, e a integração das políticas públicas estaduais com os municípios, ou seja, abrir um canal de comunicação do Estado com os municípios.

 

 

 

 

 

 

Foto: Daniel Reino | FCMS

Além do titular da Secic, João César Mattogrosso, também participaram o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel; a deputada estadual Mara Caseiro; o secretário adjunto da Secic, Eduardo Romero; o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Gustavo Cegonha; a diretora geral da Fundação de Cultura, Mariana Rondon, e o diretor-presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling.

Foto: Daniel Reino | FCMS

Durante o encontro, o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, falou de como as ações voltadas ao setor cultural impactarão efetivamente na retomada econômica de uma forma mais ampla. "O diálogo e a integração com os municípios na estruturação do setor são fundamentais para o fomento e fortalecimento da nossa cultura, um dos setores mais afetados pela pandemia e que é tão importante no nosso dia a dia, compondo nossa identidade, nossa sensação de pertencimento, por isso Mato Grosso do Sul está fazendo tudo o que pode para que, em segurança, retornemos à normalidade com uma gama de ofertas culturais".

Foto: Daniel Reino | FCMS

SAIBA MAIS SOBRE O FÓRUM

OUTRAS AGENDAS – O secretário João César Mattogrosso atua ativamente em diferentes frentes, explorando as vertentes de cidadania e cultura para atender a população sul-mato-grossense. Entre as agendas de destaque da semana, o titular da pasta participou da 1ª edição do Programa de Capacitação de Lideranças Comunitárias (PROLIC), reforçando a parceria do Governo MS para o fomento de políticas públicas comunitárias.

Também esteve na Associação de Artesãos de Mato Grosso do Sul – ARTEMS, junto com o deputado federal Beto Pereira, deputado estadual Jamilson Name e o vereador Ademir Santana - de Campo Grande, acompanhando as reivindicações do segmento, que tem como porta-voz a presidente Beatriz Barros. Encaminhamentos produtivos para assistir a categoria foram definidos, que agora passarão por análise de viabilidade, como a destinação de emendas parlamentares e o pleito de um espaço no aeroporto de Campo Grande, que passou por uma grande revitalização recentemente, cuja ideia é ser custeado pela iniciativa pública para que os artesãos possam comercializar seus produtos culturais.

Outra agenda diversa, acompanhado do diretor-presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Carlos Alberto de Assis, o secretário foi até o distrito de Rochedinho, que pertence a zona rural de Campo Grande, para fiscalizar demandas. Os representantes do Governo MS foram recepcionados pelo subprefeito Silvio Alexandre Ferreira, que apresentou a estrutura da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco e as necessidades de avanços para a região.

E para finalizar os destaques da semana, João César Mattogrosso compôs a comitiva que recebeu o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que participou da solenidade de entrega de 256 apartamentos no Residencial Sírio Libanês I, II e III, na região Imbirussu da Capital. O investimento total foi de 24,8 milhões para proporcionar a dignidade da casa própria a essas famílias, fruto da parceria entre as três esferas do Executivo:  federal, estadual e municipal.

Foto: Chico Ribeiro | Governo MS

“É uma grande satisfação caminharmos com o foco em fazer um trabalho que promova políticas públicas efetivas e que contribua para que nosso estado siga avançando. Articulamos a cidadania e cultura de forma multidisciplinar, sempre contando com a participação de diversos segmentos”, salienta João César Mattogrosso.

Publicado por: Jean Ocampos

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.