Evento celebra protagonismo da pessoa com deficiência e o papel das instituições em defesa de seus direitos

Categoria: Cidadania, Subs Pessoa com Deficiência | Publicado: sexta-feira, agosto 27, 2021 as 10:00 | Voltar

A deficiência, seja física, auditiva, visual e intelectual, não deve ser impedimento à participação das pessoas que lidam com algum tipo de limitação na sociedade. E foi partindo dessa premissa que a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiências em parceria com a Ordem do Advogados Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizaram o evento sobre “O protagonismo da pessoa com deficiência e o papel das instituições governamentais e não governamentais em defesa de seus direitos”, em alusão a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Na abertura do evento representando o Governo do Estado, o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura (SECIC), pasta a qual a Subsecretaria é vinculada, destacou a satisfação em estar na casa da cidadania, espaço que tem acolhido tantos debates, tantas discussões e tantas políticas de direitos. Além de reforçar a importância do debate sobre o tema proposto.

“Para nós do Governo do Estado, trazer essa discussão sobre o protagonismo da pessoa com deficiência e o e o papel das instituições governamentais e não governamentais em defesa de seus direitos, é urgente, e é necessário, não só alusivo a essa semana que nós estamos, mas porque ela traz o toque de uma ferida necessária para a sociedade, ela toca um ponto indispensável para todos os homens, mulheres e poderes, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Nós vivemos em uma sociedade que é diversa, que é plural, da qual muitos temos avançado em políticas públicas, mas ainda temos muito para fazer, precisamos de investimentos não só orçamentários, investimentos em educação, em reflexão para mudar atitudes. Precisamos aprender a olhar para as pessoas com deficiência com o olhar de cidadão e cidadã, e isso só acontece com o dialogo, como esse de hoje que juntos estamos para trocar ideias, experiências para avançarmos juntos”, reforça o Secretário.

Em sua fala o Presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche ressaltou que a instituição tem a inclusão como uma política permanente e não temporária. “A nossa instituição tem essa sensibilidade e reafirmamos o nosso papel no combate a qualquer tipo de discriminação. Podemos melhorar e transformar as políticas discutindo temas. Esta é a Casa de todos vocês e estamos aqui para apoiá-los sempre”.

Aberto ao público e respeitando todas as medidas de biossegurança o evento foi transmito também pela página do Facebook da Subsecretaria: https://www.facebook.com/subpcdms.

 

Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiências, Telma Nantes de Matos.

Para a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiências, Telma Nantes de Matos, “é preciso conversar sobre a deficiência, as possibilidades que as pessoas com deficiência têm no seu dia a dia, enquanto profissional, enquanto ser humano, enquanto mulher, enquanto homem, enquanto cidadãos que pagam seus impostos. Temos uma longa caminhada na construção de caminhos acessíveis e quebra de barreiras. Precisamos estar juntos, os poderes e sociedade olhando para as pessoas com deficiência. ”

Compuseram mesa de abertura o Secretário-Adjunto da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero; a Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência Telma Nantes de Matos; o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, a Presidente da Comissão do Direito das Pessoas com Deficiência e da Acessibilidade e membro do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência de MS Rita de Cássia Luz; Deputado Estadual Pedro Kemp representando a Assembleia Legislativa; o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça Luiz Tadeu Barbosa Silva; o Diretor-Executivo da Fundação de Desporto e Lazer Silvio Lobo Filho; o Juiz-Membro do Tribunal Regional Eleitoral Wagner Mansur Saad representando a presidência da Casa, o Procurador do Estado Wagner Moreira Garcia e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Presidente do Ismac Marcio Gimenez Ramos.

Estiveram também presentes representantes de associações e instituições ligadas as políticas públicas para as pessoas com deficiência no Estado.

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.