Doença Falciforme: Acolhimento e Conscientização no SUS será tema de web aula nesta quarta (30)

Categoria: Sem categoria | Publicado: terça-feira, junho 29, 2021 as 11:40 | Voltar

Na próxima quarta-feira (30), a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, participa da web aula “Doença Falciforme: Acolhimento e Conscientização no SUS”, juntamente com a professora-adjunta da UFMS e doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS), Sandra L. Felix de Freitas.

A anemia falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, mais comum entre a população afrodescendente. Ela se caracteriza pela alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, o que pode provocar anemia, fadiga intensa, fortes dores, infecções e problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.

O Teste do Pezinho, realizado entre o 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido é a forma precoce da descoberta da doença. Já na fase adulta, o exame de sangue é a ‘chave’ para o início do tratamento.

“Precisamos falar sobre a doença falciforme, tanto para divulgar na área de saúde, como para conscientizar as pessoas de um modo geral. Pois apesar de a doença ser observada em 8% da população negra, atinge também pessoas de raça branca, indígena, amarela ou parda”, explica a Subsecretária Ana José.

A ação que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como objetivo debater o tema com os profissionais da saúde que realizam a escuta inicial nas unidades de saúde. “Enfermeiros e profissionais de saúde que realizam a triagem poderão participar deste treinamento. Estamos conscientizando a todos os profissionais de saúde e também a população para essa enfermidade e quanto a necessidade do diagnóstico precoce e o acompanhamento da doença”, explica a gerente de Equidade em Saúde e Ações Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Geani Almeida.

Para participar da web aula clique aqui.

 

Foto: Agência Brasil

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.