Diálogos de Cidadania debate políticas públicas para a pessoa idosa

Categoria: Cidadania, Subs Idosos | Publicado: terça-feira, junho 25, 2019 as 10:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com o tema o “Envelhecimento no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”, a Secretaria Especial de Cidadania (Secid), realizou a 4ª edição do Diálogos de Cidadania. O evento faz parte do Programa MS Cidadão, criado com o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das políticas públicas representadas pela Subsecretaria.

A palestra foi ministrada pela advogada Liliam Veronese, presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul. Que reforçou a importância dos desafios do envelhecimento na sociedade moderna.

“Qualquer ação que nós fizermos em termos de discussão para melhorias das políticas públicas voltadas para ajudar as pessoas idosas é de suma importância.  Por que infelizmente a sociedade ainda não se conscientizou da importância de estarmos abordando esse tipo de assunto, tendo em vista que daqui 40 anos nós teremos muitas pessoas idosas. Esse encontro reforça a necessidade de debatermos cada um na sua área, nas suas especificidades, ações e soluções para ajudar a sociedade a receber esses idosos com qualidade”, destaca.

O envelhecimento da população tem ocorrido de forma acelerada no Brasil. A população nacional possui, atualmente, mais de 30 milhões de idosos. Por ano, mais de 600 mil pessoas, em média, passam a integrar esta parcela da sociedade. Em 1950, a média de idade dos brasileiros era de 50 anos, e, atualmente, 76. As mulheres têm expectativa de vida maior que a dos homens (79 e 74 anos, respectivamente), segundo pesquisa divulgada pela Fiocruz.

O Estado do Mato Grosso do Sul já conta com aproximadamente 400 mil idosos. Com base no crescimento da população idosa o Governo do Estado criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania. “Investir no envelhecimento saudável e com qualidade são as diretrizes que norteiam nosso trabalho na Subsecretaria da Pessoa Idosa. É urgente a necessidade de investimentos em políticas públicas específicas para atender os idosos. Estamos conversando com todas as secretarias do governo, para realizar um trabalho transversal na efetivação das ações. E essa edição do Diálogos de Cidadania, capacitou a equipe da Secid para desenvolver e oferecer um trabalho humanizado e especializado aos nossos idosos”, explica a Secretária Estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.

O evento reuniu servidores da Secretaria Especial de Cidadania, da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, da Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, da Subsecretaria para a Promoção da Igualdade Racial, além de representantes de segmentos e da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa.

Quem quiser enviar sugestões de temas para o projeto Diálogos de Cidadania pode encaminhar para o e-mail: cidadania@segov.ms.gov.br.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.