Dia Nacional da Visibilidade Trans é tema de roda de conversa

Categoria: Cidadania, Subs LGBT | Publicado: quinta-feira, janeiro 30, 2020 as 13:20 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT em parceria com instituições governamentais e entidades da sociedade civil, realizou na noite de quarta-feira (29.01), roda de conversa em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. O evento foi realizado no Centro Cultural José Octávio Guizzo e contou com a presença de aproximadamente cem pessoas.

“Esse evento reforça a importância do debate social sobre questão de gênero. É uma oportunidade de troca de experiências, de conhecimento entre as pessoas trans e demais participantes. Trabalhamos sempre com o objetivo de levar informações, de organizar ações como essa que possibilitam o diálogo entre as pessoas”, explica Frank Rossatte, Subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBT.

O Dia da Visibilidade Trans foi criado em 2004, quando 27 pessoas trans foram ao Congresso Nacional, em Brasília, em uma campanha elaborada por lideranças do movimento de pessoas trans em parceria com o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde.

Benjamim França Tavares, Alanys Mateusa e Ariel Dorneles.

Para Benjamim França Tavares, homens trans participante do evento, o momento é de acolhida e debate. “Esse evento abre espaço para nós falarmos sobre transexualidade, não só sobre isso, mas também sobre nós. Porque aqui cada pessoa é diferente, eu por exemplo não tomo nenhum hormônio, mas eu sou um homem trans. além de ser um momento de acolhida, porque muitos estão aqui passando por algum momento, seja ele familiar, profissional, religiosa entre outras”.

Na ocasião foi realizado também a entrega do Prêmio Direitos Humanos e Cidadania, organizado pelo Movimento de Estudo de Sexualidade, Cultura, Liberdade e Ativismo de Mato Grosso do Sul (MESCLA/MS), que premiou 15 pessoas trans pela luta e visibilidade a causa. Sendo essas: Alanys Mateusa; Alice Silveira Yura; Benjamin Cunha do Amaral. Gabriel Matias; Gleice Silva; Isabella Nante; Ivan Ferro; Kauan Cleber Souza; Lorenzo Sullivan; Mariane Cordon Caceres; Mikaelly Zanoto; Patricia Oliveira; Patrick Rochefeller; Silvana Castro e Tatyane Gomes.

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.