Ciclo de Palestras aborda “Agosto Lilás pelo fim da violência – 15 anos da Lei Maria da Penha”

Categoria: Cidadania, Subs Mulher | Publicado: segunda-feira, agosto 9, 2021 as 12:09 | Voltar

Teve início nesta segunda -feira (09) o Ciclo de Palestras “Agosto Lilás pelo fim da violência – 15 anos da Lei Maria da Penha”, abordando temas inerentes aos conceitos de violência doméstica e familiar contra mulheres, avanços da lei ao longo dos quinze anos de vigência e os desafios para sua efetiva implementação, bem como os impactos da violência na saúde mental das mulheres, a importância da independência financeira e autonomia econômica da mulher como ‘porta de saída’ do ciclo da violência e da desconstrução de mitos e estereótipos de gênero que colocam a mulher em condições de subalternidade.

As palestrantes convidadas têm larga atuação nas áreas discutidas e, conforme explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, “O ciclo de palestras foi pensado para trazer conteúdo acadêmico ao Agosto Lilás, para provocar a reflexão e despertar na sociedade a responsabilidade, que é de cada um/uma de nós e de todos/as, na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. Pensamos tópicos que abrangessem as áreas de atuação da SPPM/MS, como enfrentamento à violência, saúde, autonomia e educação. Acreditamos que somente com a integração das diferentes pastas e políticas poderemos mudar o comportamento machista que viola direitos das mulheres; somente com a parceria dos órgãos de segurança pública e do sistema de justiça, avançaremos nesta construção; somente com o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, conseguiremos avançar na prevenção às diferentes formas de violência que acometem mulheres e meninas.

A Subsecretária destaca ainda que,  "o Governo do Estado vem atuando de forma firme na efetiva implementação da Lei Maria da Penha, tendo no programa “Mulher, não se cale!”; os três eixos de trabalho: sensibilização e conscientização da sociedade, por meio de campanhas educativas permanentes; ampliação e fortalecimento da rede de serviços para mulheres em situação de violência e formação e capacitação continuada para profissionais da rede de atendimento.”

Todas as palestras serão transmitidas online pelo o Facebook da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (@SubsMulheres), entre os dias 9 e 13 de agosto, às 9h da manhã (horário de MS) e ficarão gravadas na página.

Confira o cronograma:

09/08
Tema: “Violência doméstica e a Lei Maria da Penha”
Convidada: Adelia Pessoa, presidente nacional da comissão de violência doméstica do IBDFAM

10/08 - 09h às 11h
Tema: “Lei Maria da Penha e Medidas Protetivas Para as Mulheres”
Convidada: Thais Dominato, Defensora Pública e Coordenadora do NUDEM.

11/08 – 09h às 11h
Tema: “Violência Doméstica e os Impactos na Saúde Mental das Mulheres”
Convidada: Dra. Graziela Michelan, médica psiquiatra.

12/08 – 09h às 11h
Tema: “Autonomia Econômica da Mulher como Porta de Saída do Ciclo da Violência”
Convidada: Marina Gurgel (IRME), atua há mais de 10 anos no terceiro setor, hoje é Gerente do Instituto Rede Mulher Empreendedora e Coordenadora dos Projetos Ela Pode, Potência Feminina e Ela Segura.  Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e especialista em Relações Internacionais pelo Instituto de Economia da UNICAMP.

13/08 - 09h às 11h
Tema: “Educação Não Sexista para a Construção de uma Sociedade Não Violenta”
Convidada: Anna Carolina Horstmann Amorim, professora Doutora de Antropologia na UEMS, pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE/UEMS.

 

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.