Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência amplia atendimentos

Categoria: CEAM, Cidadania, Subs Mulher | Publicado: segunda-feira, julho 1, 2019 as 10:59 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em observância ao Decreto nº 15.192, de 18 de março de 2019, a equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Cuña M’baretê (CEAM), amplia seu horário de atendimento, de 6h para 8h diárias, retomando assim os atendimentos no período vespertino.

O órgão, vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres – Subsecretaria Especial de Cidadania e mantido pelo Governo do Estado, terá atendimento ao público das 7h30 às 17h30, permanecendo aberto inclusive no horário de almoço, com seis agendamentos diários de psicólogas e assistente social.  Até junho, eram apenas quatro horários diários, de segunda à quinta-feira.

O serviço passará a oferecer atendimento também às sextas-feiras pela manhã, período anteriormente destinado a estudos de casos, passando de 16 para 27 horários semanais de atendimento com a equipe psicossocial, uma otimização de 68,75% nos agendamentos disponíveis para as mulheres em situação de violência.

As mulheres que desejarem trazer as crianças, contarão com a presença de pedagogas também no período vespertino, que permanecem com os filhos enquanto as mães estão em consulta, oferecendo mais conforto e humanização no serviço.

Uma vez que a mulher precise do acompanhamento psicológico e não tenha condições de suportar as despesas com os deslocamentos, o CEAM fornece vale-transporte para os dias de atendimento, facilitando assim o seu empoderamento e a superação da violência.

Para a secretária especial de Cidadania, Luciana Azambuja, “restabelecer a jornada de 8h diárias, nesse caso, beneficia as mulheres vítimas de violência, que terão maiores oportunidades de agendamento com serviço social e acompanhamento psicológico continuado, contribuindo para que retomem as rédeas das suas vidas, para que voltem a viver sem abusos, sem humilhações, sem medos. O trabalho da equipe técnica do CEAM é de grande importância para muitas mulheres”.

CEAM

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher, oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui ainda espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos.

O CEAM, está localizado na Rua Pedro Celestino, nº 437 – Centro – Campo Grande/MS.

Telefone para informações e agendamentos: 0800-67-1236

 

Texto: Jaqueline Hahn Tente – Secretaria Especial de Cidadania (Secid) 

Foto: Divulgação

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.