Café da diversidade marca o lançamento da Campanha Novembro Negro

Categoria: Cidadania, Subs Racial | Publicado: terça-feira, novembro 9, 2021 as 18:08 | Voltar

A Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, lançou oficialmente nesta terça-feira (09) a campanha “Novembro Negro – Mês da Consciência Negra”. A ação foi marcada pela realização do “Café da Diversidade”, envolvendo todas as Subsecretarias que compõem o quadro da Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic).

“A campanha Novembro Negro tem o objetivo de destacar as lutas históricas da População Negra e evidenciar a importância da Política Pública de Promoção da Igualdade Racial no Estado de Mato Grosso do Sul para o enfrentamento do racismo e para a ampliação e efetivação dos direitos e da cidadania em consonância com as legislações vigentes. E hoje com essa ação, café da diversidade queremos unir o enfrentamento a todas as formas de racismo, preconceitos e fobias”, explica a Subsecretária Ana José.

Na ocasião o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, ressaltou, “quero compartilhar a alegria desse momento, no mês da consciência negra com todas as Subsecretarias envolvidas em uma causa tão especial, o combate a todo tipo de preconceito que vivenciamos no dia a dia, desde uma piada sem graça, de uma brincadeira que aparentemente pode ser inofensiva para quem está fazendo, mas que pode machucar. Que esse café da diversidade nos proporcione além de um momento de reflexão, uma forma de levarmos o debate para os nossos lares, e para a toda a sociedade”, finaliza.

A campanha Novembro Negro é em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro, em homenagem à data de morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que se tornou líder do Quilombo dos Palmares/PE e simbolizou a luta do povo negro contra a escravidão. A data foi instituída pela lei federal nº 12.519/2011 e tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira.

A Subsecretaria estará realizando as ações na modalidade presencial, seguindo todas as medidas de biossegurança divulgadas pelo Prosseguir em relação a Covid-19.

Acesse aqui a agenda das ações da campanha "Novembro Negro"

Para informações envie e-mail para racial@secic.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9164

 

Fotos: Luan Saraiva - Secic 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.