Bolsistas do programa Cidadania Viva tem experiência única em visita ao Bioparque Pantanal

Categoria: Cidadania, Cidadania Viva | Publicado: segunda-feira, abril 11, 2022 as 12:14 | Voltar

Neste final de semana os bolsistas do programa Cidadania Viva, da Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), passaram por uma experiência diferente com a visita ao Bioparque Pantanal – Espaço de Experiência e Conhecimento.

Para o secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero, a visita foi um momento muito importante para os integrantes do programa. “Essa visita foi muito emblemática para os nossos jovens bolsistas, tendo em vista que durante o Festival Campão Cultural, os tapumes da obra do Bioparque receberam uma intervenção artística como forma de experimentação ao que seria o Cidadania Viva, com seus eixos de atuação. E essas obras estão expostas aqui, o que nos traz o sentimento de gratidão pois aqui é um espaço de cidadania. ”

E esse sentimento descrito pelo secretário-adjunto da Secic, também é compartilhado pela bolsista do programa, Renata Ortega. “Essa experiência aqui hoje é surreal, porque quando viemos durante o Campão só tivemos acesso à parte externa. E quando chegamos aqui nos deparamos com os tapumes, com a nossa arte que foi realizada depois de muita troca de experiência na época. ”

Durante o período que estiveram no Bioparque os jovens bolsistas puderam exercitar os eixos de atuação do programa Cidadania Viva, o Vozes Cidadãs, Prosa Cidadã, Pontes para Cidadania e Rota Cidadã.

“Esse é mais um espaço público que hoje a sociedade sul-mato-grossense assume para a construção de histórias. Para que nós possamos falar da nossa cultura, da nossa fauna, da nossa biodiversidade. E estar aqui é algo emocionante, estamos fazendo o link com a cidadania, com as ODS, políticas públicas e executando os pilares do programa ao qual fazemos parte”, ressalta Rodrigo da Silva Bezerra, Coordenador-Geral do Programa Cidadania Viva.

A diretora do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri reforçou que, “o programa já estava conosco desde a época em que estávamos concluindo a obra do Bioparque, e hoje é a materialização daquele trabalho. E vê-los aqui acompanhando o que eles só viam de fora é maravilhoso, os olhinhos brilhando, é um momento de integração com esses jovens”, finaliza.

O Programa “Cidadania Viva” trata do incentivo ao diálogo, uso da educomunicação, da formação de Monitores Sociais, rodas de conversas e expressões comunicativas por meio da arte, cultura e cidadania. O Programa está em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, que elenca 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compostos por 169 (cento e sessenta e nove) metas, entre elas a erradicação da pobreza e a promoção da dignidade para todos.

 

Fotos: Elias Reis - Monitor Social Cidadania Viva 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.