Bolsistas do Programa Cidadania Viva participam da primeira atividade presencial do programa

Categoria: Cidadania, Cidadania Viva | Publicado: segunda-feira, fevereiro 21, 2022 as 16:57 | Voltar

A Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), iniciou nesta segunda-feira (21), as atividades presenciais com os jovens bolsistas selecionados do Programa Cidadania Viva. Durante toda a semana os 71 jovens participarão de atividades no prédio sede da Secic, tendo a oportunidade de conhecer a estrutura da Secretaria e todos os projetos que são desenvolvidos no prédio do Memorial da Cultura.

Secretário Eduardo interagindo com os bolsistas.

“Nossa proposta é que esses jovens se apropriem da identidade da Secic e do Projeto Cidadania Viva. Que conheçam de fato todas as nossas áreas de atuação e vivenciem as políticas de cidadania e as políticas culturais que trabalhamos aqui. Esse primeiro encontro foi uma troca de experiência, um momento de nos conhecermos e eles interagirem entre si”, ressalta o Secretário-adjunto de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.

O Cidadania Viva é um grande projeto que visa integrar as pessoas dentro de suas próprias comunidades, sejam elas urbanas, rurais, remanescentes de quilombos, indígenas, entre outras, de modo que recebam informações de apanhado histórico, cultural.

A coordenadora do Programa, Elisangela Costa, explica que os jovens já estavam realizando atividades online e as atividades programadas para essa semana, tem como objetivo tirar as possíveis dúvidas dos bolsistas e ter um retorno de como está sendo esse primeiro momento.

“A expectativa é grande em relação ao trabalho desses jovens. Não tenho dúvida de que cada um deles irá aprender e também trazer contribuições para o desenvolvimento do estado do Mato Grosso do Sul. Nós já vínhamos trabalhando questões de cidadania e cultura, de educomunicação, que nos mostra que é fazendo que aprendemos. Vale ressaltar que devidos em pequenos grupos de jovens para que todos recebessem a devida atenção e pudessem sanar as suas dúvidas durante o período que estejam aqui”, conclui.

Os bolsistas irão atuar no programa em áreas estratégicas de Campo Grande, com base nos quatro pilares do programa: Vozes Cidadãs, Prosa Cidadã, Pontes para Cidadania e Rota Cidadã.

“Eu gostei muito de participar dessa visita neste edifício, gostei de conhecer como funcionam os bastidores das Subsecretarias, como elas atuam na sociedade sul-mato-grossense. Foi muito bom o bate-papo com o Secretário-adjunto Eduardo para saber as questões mais burocráticas e institucionais e é bom conhecer o espaço onde nós bolsistas vamos ficar e assim a gente se sente mais acolhido”, afirma a bolsista Bruna Vieira Kajat.

Já o selecionado Caio Augusto Borges Garcia, destacou a questão cultural e a diversidade dentro de um único ambiente, e de uma pasta da administração estadual. “A visita foi muito interessante porque quando a gente pensa em Campo Grande, Mato Grosso do Sul é muito novo, é muito recente, então a história é contada a partir da divisão. E quando a gente vem aqui a gente percebe que tem não somente uma influência cultural fronteiriça, mas também as questões indígenas que antecedem até mesmo a criação do Brasil. E aqui no prédio você vê uma descentralização e uma popularização cultural.”

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.