Ação Itinerante do Governo do Estado leva serviços para bairro de Campo Grande

Categoria: Cidadania, Cidadania Viva | Publicado: segunda-feira, novembro 29, 2021 as 17:38 | Voltar

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic), realizou no sábado (27), a primeira ação do projeto Cidadania Ativa, no Parque do Lageado, bairro da Região Anhanduizinho, em Campo Grande. A iniciativa foi criada para atender os bairros com maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade.

Detran-MS trabalhando o trânsito de forma lúdica com as crianças

“Quando a gente recebeu o convite de assumir a pasta da Cidadania e Cultura, primeiramente foi pela forma como a gente tocou o nosso primeiro mandato como vereador, de estar presente nos bairros, de gostar de estar fazendo essas reuniões, ouvindo a população, quais são os anseios da população porque é isso que vai pautar o nosso trabalho junto ao poder executivo. E o nosso papel é estar próximo da população, estreitando o relacio9namento entre população e governo. E o Cidadania Ativa é motivo de muita satisfação e a gente vem nesse momento de pós pandemia, digamos assim, porque sabemos que muitas pessoas passaram ou estão passando por alguma dificuldade e assim queremos estender um braço do governo trazendo esses atendimentos da melhor forma possível, de uma forma rápida e gratuita”, destaca João César Mattogrosso, secretário titular da Secic.

Na ocasião os moradores da região tiveram acesso a serviços gratuitos na área da saúde, incluindo preventivo de câncer de mama, mamografia, ultrassom, preventivo de colo de útero e exames de testagem rápida de IST’s. Assistência jurídica, brincadeiras lúdicas, corte de cabelo, entre outros.

O Subsecretário de Estado de Assuntos Comunitários José Arantes, reforçou que, “a ação chegou para a comunidade em um momento muito oportuno, pelo fato de estar saindo do período mais crítico da pandemia e a população agradece muito por estarmos cumprindo o nosso papel de fazer políticas públicas eficientes e eficazes.

Também presente na ação, o secretário-adjunto da Secic, Eduardo Romero, ressaltou a importância desse novo projeto da pasta. “As políticas públicas elas precisam estar aonde as pessoas estão, elas só têm uma razão de existir, que são as demandas da sociedade, então quanto mais próximo da população melhor é o resultado das políticas públicas. Com o período da pandemia muitos serviços tiveram que se reinventar, mas nem todo mundo tem acesso ao virtual, aos telefones daquilo que foi disponibilizado durante a pandemia. E agora com esse novo cenário a ainda tomando cuidado estamos tendo a oportunidade de levar para os bairros os serviços que são oferecidos pelo Governo do Estado, mas com esse intuito de estarmos junto com a população.”

Édina e Eric

Já a moradora do bairro Édina Santos de Almeida, afirmou que, “eu estou gostando muito dessa ação, tem muitos serviços aqui pertinho, e ajuda bastante a gente que não precisa sair daqui para resolver algumas coisas. Aqui deu para ver emprego, regularizar a energia, meu filho Eric cortou o cabelo. Eu só tenho a agradecer, porque as coisas ficaram difíceis”, finaliza.

No próximo sábado (04), será a vez dos moradores do Jardim Noroeste. A ação acontecerá das 08h ao meio dia, na sede da Rede Solidária – Unidade II (Rua da Conquista, 683, Campo Grande).

 

Confira a lista de parceiros:

  • ADIFA (Associação dos Diabéticos): aferição de pressão, glicemia e antropometria (peso e altura);
  • AGEHAB (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul): orientações sobre habitação;
  • AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito): brincadeiras lúdicas;
  • Águas Guariroba: inclusão e renovação de benefício da Tarifa Social e negociação de débitos;
  • ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande): Van Itinerante com serviços do SCPC;
  • Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul: assistência jurídica;
  • DETRAN MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS): ações lúdicas de educação para o trânsito e consultas de serviços;
  • ENERGISA: serviço de tarifa social;
  • FUNTRAB (Fundação do Trabalho de MS): consultas e orientações sobre emprego;
  • Grupo Onça Pintada: preventivo de câncer de mama com exames de ultrassom;
  • Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA): mamografia e preventivo de colo do útero;
  • Instituto Embelleze: cortes de cabelo masculino e feminino;
  • PROCON: Van Itinerante com orientações e serviços sobre direito do consumidor;
  • Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic) com todas as Subsecretarias de Políticas Públicas;
  • Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast);
  • Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – Centro de Testagem Rápida com exames de testagem rápida para Sífilis e HIV, e outras IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis);
  • Solurb: Stand de Educação Ambiental (coleta seletiva).

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.