Aberto o período de eleição para o Conselho Estadual da Juventude

Categoria: Cidadania, Subs Juventude | Publicado: terça-feira, novembro 23, 2021 as 12:32 | Voltar

Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o processo eleitoral do Conselho Estadual da Juventude (CONJUV/MS), que tem por objetivo a eleição de 11 instituições da sociedade civil para o biênio 2021- 2023. A primeira Assembleia está prevista para ser realizada até dia 20 de dezembro de 2021, com a formação da mesa diretora e posse dos componentes eleitos.

A eleição tem como objetivo preencher as vagas disponíveis para representantes de entidades sem fins lucrativos que atuam no campo dos direitos e da promoção da juventude. O Conjuv/MS tem como finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental e não governamental, voltadas à promoção e ao fomento de políticas públicas para a juventude.

Segundo dados, Mato Grosso do Sul possui mais de 600 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos, o que torna essencial a promoção de ações que atuem com o desenvolvimento físico e psicossocial dessa parcela da população.

Para que haja uma contribuição efetiva no desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para os jovens, a Presidente do Conjuv, Élen Malfará destaca que a participação de entidades representativas de vários setores e cidades diversas é fundamental.

“Precisamos trazer mais políticas públicas para nossos jovens. MS tem 79 municípios e mais da metade não conhece ou sabe o papel do Conselho. Então, quanto mais organizações e coletivos de diferentes cidades, estiverem presentes no conselho, mais chances temos de mudar a vida dessa geração”.

De acordo com o edital 01 /2021 da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, os espaços serão distribuídos, com um titular e um suplente, entre associações, organizações, coletivos, movimentos ou entidades de apoio às Políticas Públicas de Juventude, que tenham no mínimo dois anos de atuação com a pauta.

Para o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, Mato Grosso do Sul caminha a passos largos nas políticas para juventude. “Reativar o Conjuv foi um compromisso do Governador Reinaldo Azambuja, e durante esse período atípico pelo qual passamos com a Covid-19, fortalecemos nossos vínculos com os municípios, levando cursos e oportunidades para os jovens sul-mato-grossenses. E agora com essa nova eleição dos representantes da sociedade civil, quero dizer que precisamos da participação de todos vocês para a construção de políticas públicas eficazes e eficientes”, afirma.

As inscrições podem ser feitas até às 17:30 horas do dia 30 de novembro de 2021, através do conselhojuventude.ms@gmail.com.

As entidades da sociedade civil que desejarem se inscrever neste processo seletivo, deverão apresentar a seguinte documentação:

  • Estatuto Social ou Regimento Interno;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- CNPJ; e/ou comprovante de atuação de no mínimo dois anos de funcionamento;
  • Ata de Eleição e Posse da Atual Diretoria e do Conselho Fiscal;
  • Relatório de Atividades referente aos dois últimos anos que comprove sua atuação no campo da juventude, com descrição de atividades realizadas; atividades executadas em parceria com outras organizações quantidade de pessoas impactadas e demais informações que julgar pertinentes, e comprovação de atuação com matéria em site, jornal, vídeos ou rede social;
  • Ofício indicando o (a) candidato (a) como Delegado (a) votante citando nome, função e dados pessoais;
  • Endereço completo, telefone, e-mail da entidade ou organização, pessoa de referência e outras informações importantes para contato em tempo hábil.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.