9 municípios recebem o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher

Categoria: Agosto Lilás, Cidadania, Subs Mulher | Publicado: sexta-feira, agosto 2, 2019 as 17:25 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em reconhecimento as práticas inovadoras desenvolvidas por 9 municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, concedeu o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher a 11 projetos selecionados, durante solenidade de lançamento da campanha Agosto Lilás.

O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.

“Criamos o Selo com a intenção de conhecer as iniciativas, as boas práticas dos municípios do interior nas ações de enfrentamento à violência e incentivo ao empreendedorismo feminino e também no empoderamento, porque as vezes os projetos são maravilhosos e ficam lá, apenas no município, com o Selo Prefeitura Amiga da Mulher, a gente divulga, noticia e troca experiências entre as gestoras”, explica a Secretária Estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.

A seleção das propostas desenvolvidas pelas prefeituras municipais, foi realizada por um Comitê Julgador, formado por representantes, dos seguintes órgão: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Nesta segunda edição foram 11 projetos selecionados de 09 municípios.  Sendo que três destes receberam o “Selo Destaque”, são eles: Projeto Acalento de Dourados, Centro de Inclusão Produtiva – CIP Urbano de Juti e Paineira Rosa de Rio Verde de Mato Grosso.

Sala do Projeto Acalento

Um dos idealizadores do Projeto Acalento, o médico legista Guido Vieira, explica que o projeto proporciona que todos os atendimentos a vítimas de crimes sexuais sejam feitos no hospital, desde a assistência à saúde até o Boletim de Ocorrência e as perícias. “O atendimento completo no hospital tem grandes vantagens, tanto para o paciente quanto para a equipe multiprofissional envolvida no cuidado, pois reflete sobre a vítima uma sensação de acolhimento e aumenta as chances de resolução do caso, com a punição do autor”, esclarece.

 

Confira o resultado do Selo Social prefeitura Amiga da Mulher 2019

SELO DESTAQUE

Projeto Acalento – Dourados

Projeto Centro de Inclusão Produtiva – CIP Urbano – Juti

Projeto Paineira Rosa - Rio Verde de Mato Grosso

 

SELO SOCIAL PREFEITURA AMIGA DA MULHER

Projeto - Casa da Mulher Brasileira - Campo Grande

Projeto - Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero/CIG - Campo Grande

Projeto - Vivência de Mulheres- Nioaque

Projeto Derrubando as Muralhas do Medo. Juntos Somos Mais Fortes - Nova Andradina

Projeto - 2º Festival de Talentos Femininos - Ponta Porã

Projeto Roda de Conversa com Movimento de Mulheres Camponesas – Assentamento Itamarati - Ponta Porã

Projeto Mapeamento da Violência Doméstica uma Articulação com a Rede Municipal - Sidrolândia

Projeto Mulheres Indígenas Empoderadas -Tacuru

 

Texto: Jaqueline Hahn Tente - Secid

Fotos:  Edemir Rodrigues

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.