22 projetos de alunos sul-mato-grossenses são finalistas do prêmio FEBRACE

Categoria: Cidadania, Subs Juventude | Publicado: terça-feira, março 24, 2020 as 10:28 | Voltar

Campo Grande (MS) – Desde ontem (23/03) até o dia 4 de abril, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) acontecerá via Internet. Nesta edição, estão em exposição 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todo o País.

Ao longo deste período, os estudantes finalistas apresentarão seus projetos para bancas de pesquisadores e especialistas e serão avaliados à distância, por teleconferência fechada. A medida atende as recomendações de prevenção contra a disseminação do coronavírus.

Mato Grosso do Sul emplacou 22 trabalhos finalistas com os mais diversos temas de pesquisa. Entre esses a estudante Thailenny Dantas Rezende, da Escola Estadual Teotônio Vilela, de Campo Grande, que durante os 3 anos de ensino médio desenvolveu um projeto que analisa os impactos causados por uma planta exótica, a leucena, sobre a biodiversidade e economia de Mato Grosso do Sul. O nome do trabalho finalista é  “Análise do efeito alelopático de leucaena leucocephala sobre lactuca sativa Subsp. Crispa, Cecropia Pachystachya e Campomanesia Adamantium (1789)”.

A estudante afirma que está muito feliz e que a feira é uma ótima oportunidade de crescimento para quem participa. “Essa é a segunda vez que eu participo da FEBRACE, é um sonho sendo realizado eu tinha muita vontade de ir para a feira e ai quando recebi a credencial fiquei muito feliz, pois tinha passado pela FETC (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que é a feira aqui do estado. É uma honra porque sou de uma escola pública, e saber que a gente está saindo de uma escola pública e de um bairro periférico para representar o Estado é muito incrível”.

O público poderá conhecer os estudantes finalistas e seus projetos pela plataforma FEBRACE Virtual (www.febrace.org.br), onde estão armazenados os vídeos com explicação dos estudantes sobre seus projetos. Pela votação popular on-line, o público poderá dar likes nos projetos de sua preferência e deixar comentários.

De acordo com o Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, a relevante representação dos jovens sul-mato-grossenses demonstra o nível de preparo e incentivo por parte do Governo do Estado a iniciação científica. “O Governo investe na iniciação científica estimulando alunos e professores. Temos muitos projetos maravilhosos aqui no Estado, e a feira representa muito para esses alunos”, conclui.

Subsecretário Ian Leal em reunião com a estudante Thailenny Dantas Rezende.

Acesse aqui e confira os finalistas da FEBRACE 2020 da região Centro Oeste.

 

FEBRACE

Promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência, qualidade científica/tecnológica e visibilidade. A iniciativa é importante por incentivar e revelar novos talentos e por gerar oportunidades para estudantes e seus professores/orientadores divulgarem e trocarem conhecimentos, desenvolvidos no chão da escola, mostrando à sociedade que aprenderam a aprender, e que não há limite, no que podem querer e realizar.

Publicado por: Jaqueline Hahn Tente

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.